Imunizante CoronaVac para zerar fila está garantido
O município recebeu na noite de ontem, 19, o montante necessário para concluir a vacinação da segunda dose da CoronaVac
O quantitativo do imunizante CoronaVac, do Instituto Butantan que recebemos é suficiente para zerar a fila de pessoas que estão com a segunda dose em atraso. A afirmação é do coordenador do programa de vacinação em Mossoró, Etevaldo Lima, se referindo ao lote de 5.130 doses da vacina CoronaVac que chegou em Mossoró na noite de ontem, 19.
Segundo Etevaldo, a remessa vai garantir o fechamento do ciclo de imunização para os idosos e trabalhadores da saúde que formam o público dos que. Para concluir a vacinação deste grupo que está com a 2ª dose em atraso, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu um cronograma.
O coordenador explica que o cronograma dará sequência ao planejamento anterior que já está em vigor com a aplicação da segunda dose do imunizante nas pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 6 de abril.
Amanhã, 21, o calendário de vacinação estabelece que deverão ser contempladas as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 10 de abril. A vacinação acontece até amanhã nas 12 UBS’s que já vem atendendo com CoronaVac durante toda esta semana. Elas serão substituídas por outras 10 UBS’s nos dias 22 e 23. “O trabalho não pode parar e já estamos preparando a campanha Mossoró Vacina para que as UBS’s recebam todas as pessoas que aguardam receber a segunda dose da CoronaVac , zerando assim a fila de espera”, Reforçou.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, são pouco mais de 1.300 pessoas que se encaixam no grupo que pode receber a vacina amanhã, 21. Também, pouco mais de 2.000 do grupo a ser imunizado definitivamente no Mossoró Vacina.
No fim de semana, sábado, 22 e domingo, 23, o município promoverá mais uma edição da campanha Mossoró Vacina, pela qual irá aplicar as doses do imunizante do Butantan em todos os idosos e profissionais de saúde, cuja imunização está com o processo atrasado, independentemente da data. Ao todo, 10 Unidades de Saúde (UBS’s), vão funcionar recebendo este público em sistema de demanda livre, das 8h às 16h.
Idosos e profissionais de saúde que adoeceram, ou até mesmo, contraíram a Covid-19, apesar de terem tomado a primeira dose da Coronavac, terão suas doses guardadas. Elas poderão procurar posteriormente as unidades para fechar o ciclo de imunização.
UBS’s que estarão abertas no sábado, 22 e no domingo, 23:
- UBS Vereador Lahyre Rosado – Alto do Sumaré
- UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel
- UBS Dr. Francisco Nazareno Gurgel – Bom Pastor
- UBS Dr. Lucas Benjemim – Abolição 3
- UBS Dr. José Leão – Alto da Conceição
- UBS Ildone Cavalcante de Freitas – Barrocas
- UBS Dr. Moisés Costa Lopes – Redenção
- UBS Marcos Raimundo Costa – Belo Horizonte
- UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho – Pintos
- UBS Chico Costa – Santo Antônio