Saúde

Governo do RN institui política de diagnóstico e tratamento de depressão e ansiedade

O Governo do Rio Grande do Norte sancionou, nesta quarta-feira (13), a Lei nº 483/2024, que institui a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão e Transtornos de Ansiedade no sistema de saúde pública estadual. O projeto tem o objetivo de atender a demanda de pacientes com depressão e ansiedade no Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A lei já está em vigor a partir da data de sua publicação.

A lei define como prioridade o diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de depressão, incluindo episódios depressivos, depressão bipolar, distimia, depressão sazonal, atípica, pós-parto e psicótica.

FotoA política de saúde mental prevê um sistema de identificação e acompanhamento de pacientes diagnosticados com depressão, que será coordenado pelas unidades de saúde. Com o cadastro de pacientes, as equipes poderão monitorar a evolução de cada caso, garantir a adesão ao tratamento e proporcionar atendimento contínuo e adaptado às necessidades individuais.

De acordo com o deputado Dr. Kerginaldo, autor do Projeto de Lei, a medida é uma resposta às crescentes taxas de depressão e transtornos de ansiedade que afetam a população, sendo um problema de saúde pública. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 320 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e cerca de 11 milhões apenas no Brasil, o que reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à saúde mental.

“O Estado não pode fechar os olhos para essa realidade. A depressão, muitas vezes, é acompanhada de preconceito e incompreensão, o que só agrava a situação das pessoas afetadas”, destacou o deputado.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support