Prêmio

Fundação Vingt-un Rosado divulga vencedores de concurso

Prêmio literário traz homenagem aos 70 anos da Coleção Mossoroense

A Fundação Vingt-un Rosado divulgou relação dos vencedores do concurso literário em homenagem aos 70 da Coleção Mossoroense, editora local que detém a marca de recordista em títulos publicados no país.

Os vencedores terão seus trabalhos publicados em uma coletânea que será o título cinco mil da Coleção e será lançada no dia 26 de setembro próximo, durante a realização da 45ª Noite da Cultura, na Loja Maçônica Jerônimo Rosado. Os três primeiros colocados em cada categoria, receberão ainda, 25, 15 e 10 exemplares da coletânea respectivamente, levando em conta a ordem de classificação,

“O evento faz parte do Projeto Coleção 70 que tem o objetivo comemorar os 70 anos de existência e resistência da Coleção Mossoroense, maior movimento editorial sem fins lucrativo do Brasil”, informa os organizadores do concurso.

Ao todo, quatro categorias foram contempladas no concurso: conto, crônica, poesia e trabalho jornalístico. Acompanhe, abaixo, os vencedores:

CONTO

1º lugar – Raimundo Lopes – Texto: Um parto diferente

2º lugar – Misherlany Gouthier – Texto: A Velha Ursa do Paraú

3º lugar – Thiago Galdino – Texto: Óleo sobre tela

CRÔNICA

1º lugar – Ângela Gurgel – Texto: Obras publicadas, sonhos realizados pela Coleção Mossoroense

2º lugar – Josselene Marques – Texto: A realização de um sonho;

3º lugar – Edilson Segundo – Texto: Jerônimo Rosado, o avô da Coleção Mossoroense

POESIA

1º lugar – Gualter Alencar – Texto: 70 anos da coleção mossoroense de Vingt-un a Dix-sept Sobrinho;

2º lugar – Margareth Freire – Texto: Vingt-un;

3º lugar – Paulo Ricardo – Texto: Renascimento de uma Coleção.

TEXTO JORNALÍSTICO

Única participação – Francisca Anastasia – Coleção Mossoroense, um legado de Vingt-un para o mundo.

BREVE HISTÓRICO DA COLEÇÃO MOSSOROENSE

A Coleção foi criada pelo professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia (1920 – 2005) em 1949. Foi mantida por várias instituições, como a Prefeitura Municipal de Mossoró, a Fundação Guimarães Duque e a partir de 1995, tem sido mantida pela Fundação Vingt-un Rosado. É considerada a editora recordista de títulos publicados no país. Nos últimos anos tem passado por sérias dificuldades para manter o seu trabalho editorial que consta de um acervo gigantesco, atualmente dividido entre a Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes Duarte e o Museu Municipal Lauro da Escóssia.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support