Dia Mundial da Voz

Fonoaudióloga dá dicas para cuidar da voz

Especialista cita o que prejudica e o que traz benefícios

A voz é um dos mais importantes recursos do homem. Por isso, devemos cuidar dela com atenção. A observação é da fonoaudióloga Sara Hayana. Em entrevista ao programa Gilson Cardoso, da FM 105, ela deu dicas de como fazer isso. A conversa com a fonoaudióloga foi para apresentar orientação no Dia Mundial da Voz, que transcorre hoje.

“Entre os principais cuidados, evitar forçar a voz, evitar gritar é fundamental”, afirmou acrescentando que devemos sempre tentar falar o mais baixo possível. Sara Hayana também disse que água muito gelada e comida muito quente são bastante prejudiciais. “O choque térmico irrita a garganta”, justificou.

A fonoaudióloga afirmou também que comer maça é um importante aliado da voz. “A maçã tira a secreção da garganta. Já as comidas com derivados de leite aumentam a secreção. Isso faz com que se aumente o pigarro na voz, que também é prejudicial”, pontuou.

Sara Hayana orientou as pessoas que fazem uso profissional da voz, como radialistas, cantores e professores, a fazerem exercícios de aquecimento e desaquecimento. “Não adianta só aquecer, é preciso desaquecer também”, alerta. Por fim, Hayana disse que as pessoas que apresentarem qualquer sintoma, dor ou incômodo na voz devem procurar um médico, otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...