A fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) resgatou, nesta quinta-feira (25), nove aves silvestres mantidas em cativeiro no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal.
Entre as espécies encontradas estavam dois papagaios, dois canários-da-terra, um sabiá-da-mata, um golinha, um corrupião, uma rolinha-cascavel e uma craúna. Os animais foram localizados em duas residências.
Os fiscais haviam se deslocado inicialmente para averiguar uma denúncia de maus-tratos a animais domésticos, que não foi confirmada. No retorno, identificaram uma casa onde uma craúna era mantida ilegalmente. Já no segundo imóvel, alvo de outra denúncia registrada, foram resgatados os demais oito animais, incluindo os papagaios.
De acordo com a Semurb, não houve resistência por parte dos responsáveis. Eles deverão responder nos trâmites legais e poderão ser multados por crime ambiental. As aves apreendidas serão encaminhadas para reabilitação e, posteriormente, reintroduzidas na natureza.
