Silêncio

FEMURN ignora consórcio intermunicipal por vacinas

Entidade que reúne municípios potiguares não se manifestou uma única vez sobre o assunto até agora

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) vem ignorando totalmente a proposta feita pela Frente Nacional de Prefeitos de se constituir um consórcio intermunicipal para compras de vacinas.

A FEMURN tem, em seu portal, algumas postagens em que se refere a vacinas. Numa delas, ela diz cobrar da bancada federal que se empenhe junto ao Governo Federal para que consiga o imunizante para o Estado. Noutra, reproduz uma matéria da Confederação Nacional dos Municípios (CMN) em que a CNM pede à União urgência na aquisição de vacinas.

Já a FEMURN, por si mesma, não lançou sequer uma nota sobre o consórcio intermunicipal, ou para estimular a adesão dos municípios ou para dizer seu posicionamento sobre a proposta.

O movimento das cidades brasileiras por mais vacinas na pandemia do coronavírus teve início após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar que estados e municípios comprem e distribuam doses do imunizante.

Desde a segunda metade do mês de fevereiro que a FNP vem discutindo, por meio da sua Comissão de Vacinas, sobre a proposta de se criar o Consórcio de Municípios por Vacinas. Embora essa possibilidade de compra de vacinas pelas prefeituras seja a tônica dos debates em todo o país desde o mês de fevereiro, a FEMURN se mantém silente sobre o assunto. O RN é um dos Estados brasileiros com menor adesão à proposta.

A FEMURN tem como presidente Anteomar Pereira da Silva (“Babá”), prefeito de São Tomé  e o restante da diretoria é composta por Júlio César Soares Câmara, prefeito de Ceará-Mirim (1º vice-presidente), Luciano Silva Santos, prefeito de Lagoa Nova ((2º vice-presidente) Valdenício José da Costa, prefeito de Tibau do Sul (3º vice-presidente), Marina Dias Marinho, prefeita de Jandaíra ((4º vice-presidente) e Kerles Jácome Sarmento , prefeito de Marcelino Vieira ((5º vice-presidente).

O Portal do RN tentou um contato com o presidente da FEMURN, Anteomar Pereira e com o secretário geral da entidade, Fábio Dantas, mas ambos não atenderam as ligações feitas nem retomaram o contato com nossa reportagem.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support