Faça por ser a coisa certa a ser feita

Outro dia vi a postagem de um texto acompanhado de uma charge. O texto dizia: “A caridade deve ser anônima, do contrário é vaidade”. E a charge mostrava um sujeito fazendo self com o celular enquanto entregava uma quantia em dinheiro a uma família retratada de forma maltrapilha com o pai, a mãe e uma criança. Certamente o sujeito da self não respeita o que diz lá em Mateus 6:2,3 – Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita.

A situação acima cabe bem no atual momento. Assistimos, infelizmente, com certa frequência pessoas promovendo suas imagens ao realizarem algum tipo de campanha para supostamente atender aos mais necessitados por conta das dificuldades geradas pela pandemia do novo coronavírus. Já teve até pré-candidato sendo punido pela justiça eleitoral. Minha gente eu digo que faça por ser a coisa certa a ser feita, e não para tirar algum proveito de cunho político ou de mera vaidade. Somente uma pessoa de péssimo caráter pode querer tirar proveito da situação de vulnerabilidade do seu semelhante.


AUSÊNCIA DO GOVERNO EM MOSSORÓ E A RN-013

Tenho escutado a queixa de vereadores em Mossoró em relação a ausência da governadora Fátima Bezerra. Até mesmo a não presença da chefe do executivo potiguar na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte em período de pandemia, foi observada. Aproveitando as cobranças, gostaria de acrescentar uma: o abandono da RN-013 que liga Mossoró ao município de Tibau sendo ainda um dos principais acessos para o Estado do Ceará além da região das salinas na cidade de Grossos-RN.

Deixando de lado questões partidárias, aqui estamos falando de segurança e melhoria no aspecto visual, se formos também acrescentar o turismo na região da Costa Branca. Enfim, é uma rodovia importante, também utilizada por centenas de ciclistas em atividade esportiva e o acostamento simplesmente sumiu, tomado pelo mato. E essa é uma responsabilidade do governo estadual que não tem olhado para a região. O momento é oportuno, afinal a governadora Fátima anuncia um programa de investimento nas rodovias estaduais, seria bom começar naqueles trechos que estão apresentando problemas.

APOIO AOS JOVENS E O DESCASO COM O ESPORTE

A fala entre o discurso de apoio aos mais jovens na cidade de Mossoró e a prática daquilo que poderia gerar algum tipo de ocupação para essa turma, parece andar distante na administração da prefeita Rosalba Ciarlini. Pelo menos foi isso que observou, e tem suas razões, o vereador Raério Cabeção, ex-atleta profissional de futebol. Em Mossoró se fala muito em cuidar da juventude porém mantém fechado o Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini, acompanhado da situação de abandono do estádio Nogueirão e a falta de apoio para sobrevivência de Potiguar e Baraúnas.

Esse leque foi apresentado pelo vereador que lembrou ainda a desestruturação do programa Craque do Futuro que hoje, disse Raério, não dispõe sequer de uma bola para treinar. E o nobre edil foi mais longe afirmando que a secretaria de esportes do município nada mais é do que um “cabide de emprego” para os mais próximos da base de sustentação da senhora prefeita. Se tudo isso acontece é lamentável, pois o esporte verdadeiramente é uma enorme porta de acesso para o jovem construir uma vida mais saudável.

O FIM DA POSSIBILIDADE DE UNIÃO DAS OPOSIÇÕES

Logo que assumimos esse espaço aqui no Portal do RN escrevendo a coluna Repercutindo, cantamos a bola de que a oposição em Mossoró, por interesses pessoais ou de grupos mais radicais, iria partir separada na eleição municipal e assim deixar teoricamente mais forte a candidatura à reeleição da prefeita Rosalba Ciarlini. Embora não entenda muito do assunto da seara política, mirei o tema como se fosse uma tábua de tiro ao alvo e, acertei na mosca.

Apesar dos encontros realizados, inclusive com a presença de empresários que já se envolveram na disputa pela prefeitura de Mossoró, a proposta de união não vingou. Assim como o PT que já tem como pré-candidata a deputada Isolda, o também deputado estadual Allyson Bezerra do Solidariedade, já confirmou que entrará na disputa na condição de candidato a chefia do executivo mossoroense. É provável ainda que mais dois nomes entrem na corrida. Seriam: Maria da Conceição Cesário, a “Irmã Ceição” que já foi do PT depois do PRTB e agora figura no PTB e por fim, a dentista Ana Schneider que pode ser o nome do PRTB, embora na verdade faça parte da base de criação em Mossoró do Aliança pelo Brasil, futuro partido do presidente Jair Bolsonaro. Por enquanto, cinco nomes.

DIMINUIR RETORNOS EM CANTEIROS, UMA BOA IDEIA

Uma boa notícia, assim entendo, para melhor fluidez do trânsito em Mossoró-RN. O Departamento de Engenharia e Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, já estuda a possibilidade de diminuir retornos em canteiros de vias movimentadas. O anúncio foi feito pelo diretor da pasta, André Nogueira, após provocação feita pelo vereador Alex Moacir (PP) em reunião da Frente Parlamentar de Trânsito e Mobilidade Urbana.

Como o diretor disse que não é só fechar o canteiro, sendo preciso oferecer condições de retorno, deixo aqui uma dica. O acesso ao conjunto Santa Delmira, após cruzar a BR-304, tem hoje um trânsito caótico, principalmente no início da manhã, meio dia e no início da noite. Carros pequenos, carretas e caminhões se misturam e o principal gargalo é o retorno no meio do canteiro. E por lá a situação é fácil de ser resolvida, pois já tem uma rotatória pronta. Falta só fechar o canteiro e assim o trânsito no setor fluirá melhor. A ideia é boa, por isso deixo aqui nossa contribuição. O número de veículos em circulação na cidade de Mossoró cresceu e essa é uma medida necessária.

A VOLTA DO CAMPEONATO ESTADUAL NO RN

Primeiro os treinos, com as equipes em atividade a partir do último dia 15, agora a expectativa é para os jogos oficiais, valendo pelo Campeonato Estadual. É o futebol retornando a cena no Rio Grande do Norte. Um dia antes da retomada dos treinamentos, 14, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou que vai retomar o Campeonato Potiguar 2020 no dia 12 de agosto. Para atender ao protocolo de segurança no caso da pandemia, a entidade também divulgou que vai bancar 30 testes de Covid-19 para cada equipe.

Já tinha clube potiguar, no caso o América, pensando em treinar em outro estado. Porém o anúncio do retorno amenizou a preocupação da diretoria do rubro da capital. O Campeonato Potiguar foi suspenso pela FNF em 17 de março como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus. Ainda faltam 11 jogos para saber quem avança para a final do segundo turno. Lembrando que o ABC conquistou o primeiro (Copa Cidade do Natal), e pode ser campeão direto da temporada se também conquistar o segundo (Copa RN).

MENSAGEM

“A dor na alma é mais perigosa que a dor no corpo”.

Amigos de Chico Xavier.

A CAERN TRABALHOU CERTO

O comum é ouvir o noticiário do rádio, assistir pela TV ou acompanhar pelos portais de notícias muitas críticas contra o trabalho desenvolvido pela Caern. Porém eu quero fazer diferente, por uma questão de justiça. Outro dia reclamei aqui do desperdício de água potável vazando pela tubulação de rua no conjunto Santa Delmira, em Mossoró-RN. Pois bem, a questão foi resolvida e o melhor, o local foi devidamente fechado e calçado com paralelepípedo.

Isso mesmo, essa é outra queixa grande contra a Companhia, ou seja, concertar a tubulação e deixar a situação das ruas após um serviço, é a cena mais presente, igual ou pior em relação a situação anterior, muito buraco. Desta vez não, o serviço foi completo e a Caern trabalhou certo. Vamos torcer que não tenha sido obra do acaso e a empresa estatal prove, na prática, que é possível sobreviver e prestar um bom serviço à sociedade sob a batuta governamental. Que o bom serviço seja regra, e não exceção.

CLUBES APOIAM MP DO FUTEBOL

Ao todo 40 clubes se manifestaram favoráveis a Medida Provisória 984, a MP do Futebol, que garante aos clubes mandantes o direito de transmissão dos seus jogos pela televisão, acabando assim com a exclusividade das emissoras que negociam com a Confederação Brasileira de Futebol ou federações estaduais. Desse total 16 estão na Série A do Campeonato Brasileiro, ficando contrários a medida as equipes do Fluminense, Botafogo, São Paulo e Grêmio. Favoráveis: Athlético, Atlético-GO, Atlético-MG, Bahia, Ceará, Corinthians, Coritiba, Flamengo, Fortaleza, Goiás, Internacional, Palmeiras, Bragantino, Santos, Sport e Vasco.

E os clubes que apoiam a MP do Futebol que assinaram um manifesto com esse conteúdo, vão mais adiante. Já estão propondo que a Medida Provisória que tem duração de 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período, seja logo transformada em lei. Isso acontecendo vai atingir, além dos estaduais, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Aqui entra uma discussão jurídica, já que existe em vigor um contrato assinado por todos eles com a TV Globo. O assunto promete render muita discussão com entendimentos de que o contrato pode ser quebrado de forma unilateral e outros entendendo que não. Outras pessoas entendem que, até por uma questão de respeito ao que foi acordado, deveria ser mantido e, somente após o seu encerramento iniciar a validade da nova lei. Isso no caso de ser realmente editada.

CHEGANDO ENTRE NÓS

E as investigações espalhadas pelo país na busca daqueles que meteram a mão no erário (dinheiro público) vai aos poucos chegando no Rio Grande do Norte. Por enquanto vivemos aquela fase das denúncias do Ministério Público que podem ou não terminar em punição, depois de passar pelo judiciário. Alguns já foram denunciados e a fila parece não terminar.

A bola da vez é o ex-governador Robinson Fárias que tem aparecido nos últimos dias criticando a governadora Fátima Bezerra como aquela que pior combateu o Covid-19. Mas, retornando ao tema da nota, o MP denunciou Robinson e mais 10 pessoas por peculato, ainda no período em que presidiu a Assembleia Legislativa. De acordo com a denúncia a fraude cometida entre os anos de 2008 a 2010, chega a soma atualizada de R$ 3.735.497,05. É muita farra com o dinheiro alheio. Agora é esperar pelas provas e, se verdade for, a condenação. As vezes fica tudo no campo da pirotecnia.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2020, RESOLUÇÃO Nº 23.623

Nas edições anteriores publiquei aqui o novo calendário das eleições 2020, agora prevista para acontecer no dia 15 de novembro e, onde acontece segundo turno, dia 29 do mesmo mês. Hoje recomendamos aos candidatos e dirigentes partidários a leitura da Resolução Nº 23.623 que trata das regras destinadas a viabilizar o controle de autenticidade da ata de convenção partidária pela Justiça Eleitoral, nas eleições 2020. Em tem novidade. Ela trata, por exemplo, da autorização para que os partidos possam realizar suas convenções em formato virtual para a escolha dos candidatos.

Por isso é importante que os dirigentes fiquem atentos para a forma como eles irão viabilizar, como fala lá no começo da nota, o controle e autenticidade das atas das convenções. A Resolução também traz, entre outros pontos, detalhes de como deve ser feita a assinatura eletrônica. O documento trata até da suspensão de prazos dos processos que analisam prestações de conta referente ao ano de 2015. Então senhor dirigente partidário, fique atento e segue a dica para uma leitura detalhada da Resolução Nº 23.623 e tenha uma eleição legal no sentido amplo da palavra.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...