Rede privada

Escolas registram Covid na primeira semana de aulas presenciais

Vigilância Epidemiológica diz que estabelecimento de ensino poderá ser fechado

A continuidade das aulas presenciais nas escolas da rede privada – retomadas essa semana – está ameaçada em Mossoró.  É que nesses primeiros dias de atividades nas escolas, em pelo menos duas delas há registros de novos casos de Covid entre os alunos.

Segundo apurou o Portal do RN, são pelo menos 2 casos confirmados e dois suspeitos em unidades da rede particular de ensino.

A escola com um caso confirmado numa turma do Sexto Ano e um suspeito no Ensino Médio, informou aos pais sobre os registros.

“Prezados, antes de tudo, esperamos que todos estejam bem e com saúde. Sabemos que ainda temos que conviver com a realidade da pandemia ainda por algum tempo e, com o intuito de seguir os protocolos recomendados pela prefeitura, estamos comunicando à comunidade escolar que foi identificado um caso de positivo para o covid-19 em um aluno do Ensino Fundamental. O discente apresenta sintomas leves”, escreveu a direção da escola em comunicado aos pais.

A escola suspendeu as atividades presenciais da turma e agendou reunião virtual com os pais para a próxima segunda-feira, 8/2. A segunda escola com um caso suspeito também informou aos genitores.

Em ambos os casos, a direção solicitou às pessoas que tiveram contato com aqueles que estão com suspeita de contaminação que adotem procedimentos sanitários, tais como isolamento social e se submetam, se possível, a exames de detecção da Covid.

O Portal do RN contactou o Conselho Municipal de Educação (CME) sobre o assunto. A presidente do colegiado, professora Rilzonete Batista, informou que, conforme entendimento firmado com o Ministério Público (MP) a responsabilidade sobre o acompanhamento de registros dessa natureza nos Ensinos Fundamental é Médio é do Conselho Estadual de Educação. Não conseguimos contato com o colegiado estadual.

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelou que uma das escolas havia informado sobre o registro de um caso confirmado e de um outro suspeito. “Esse segundo caso ainda está aguardando resultados de exames laboratoriais”, acrescentou Ivaneuma Fernandes, diretora do citado departamento.

Ela ressaltou que o departamento tem conhecimento de apenas uma escola com esses registros e que a direção do estabelecimento agiu de forma correta ao informar ao órgão sobre a situação.

Ainda de acordo com Ivaneuma Fernandes, a o Departamento de Vigilância Sanitária irá inspecionar a escola in loco para analisar se foram cumpridos todos os protocolos de segurança.  “Como estamos numa pandemia, se o segundo caso for confirmado, teremos um surto e é possível que a escola seja fechada”, finalizou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support