Só 8,5% dos alunos do ensino médio têm aprendizado adequado no RN
Apenas 8,5% dos estudantes da 3ª série do ensino médio no Rio Grande do Norte apresentam aprendizagem adequada em português e matemática, de acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado nesta quinta-feira (25) pela ONG Todos Pela Educação.
Na rede pública, o percentual cai para 6,4%, enquanto nas escolas privadas chega a 21,2%. Apesar de publicado em 2025, o levantamento considera dados de 2023.
O cenário potiguar acompanha a realidade nacional, onde apenas 7,7% dos concluintes do ensino médio atingiram o nível adequado. No Nordeste, o RN divide a segunda colocação com Pernambuco (8,5%), atrás apenas do Ceará (8,6%).
Por outro lado, o estado lidera em atraso escolar: 34% dos alunos do ensino médio têm dois anos ou mais de defasagem, percentual bem acima da média nacional (17,8%) e da regional (22,2%).
No ensino fundamental, a situação também preocupa. Apenas 12,5% dos alunos do 9º ano apresentaram aprendizagem adequada em português e matemática. Já nos anos iniciais, só 38% das crianças da 2ª série estavam alfabetizadas em língua portuguesa, índice que deixa o RN à frente apenas da Bahia (36%).
