Risco Covid-19

Epicentro da pandemia na região salineira, Areia Branca é ´invadida´ por visitantes

Sobram maus indicadores sobre a Covid-19 na cidade, e falta consciência entre as pessoas que insistem ir frequentar as praias locais

Com 264 casos confirmados de Covid-19 até o último dia 28, a cidade de Areia Branca é, atualmente, o epicentro da pandemia na região salineira. O município tem alguns dos piores indicadores da doença no Rio Grande do Norte.

Embora o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) de ontem mostre a cidade com 16 mortes provocadas pela Covid-19, a comunicação oficial da prefeitura de Areia Branca contabilizava até quinta-feira, 28/5, nada menos que 19 óbitos causados pela doença.

Em uma rede social, a prefeitura publicou o seguinte comunicado na última quinta-feira: “a Secretaria de Saúde torna público o 14º Boletim Epidemiológico onde coloca Areia Branca na seguinte situação: 919 casos notificados, onde 462 são casos suspeitos sendo monitorados, estando em isolamento domiciliar e, por isso, 138 recuperados. Existem 193 casos descartados (negativos para Covid-19) e 264 casos confirmados (positivos para Covid-19). Desses casos positivos, 118 estão em tratamento domiciliar, 8 em tratamento hospitalar, estando 3 em UTI e 5 em clínica médica. Estamos com um quadro de 119 casos curados (que testaram positivo para Covid-19) e 19 óbitos confirmados (com investigação conclusiva para Covid-19), tendo também 3 óbitos descartados e 4 em investigação”.

Apesar desses números negativos, tem faltado consciência das pessoas, principalmente de gente atraída pelas praias da cidade. Exemplo disso é que mais de 1.500 veículos foram abordados na barreira sanitária de sexta-feira, 29/5 até a manhã deste domingo, 31/5, na entrada do município.

Um número significativo de pessoas ´invade´a cidade, um risco para a saúde pública nesses tempos de pandemia. A maioria da pessoas, segundo a prefeitura, estavam sem máscaras, o que fez com que a gestão municipal tivesse que distribuir mais de 2 mil máscaras.

Além de suas próprias e preocupantes notificações, Areia Branca está a pouco quilômetros de Mossoró e Grossos, ambas também com números assustadores em relação à pandemia da Covid-19, principalmente a capital do Oeste.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...