MOSSORÓ

Drive thru de recicláveis mobiliza população em prol do meio ambiente

O evento aconteceu hoje (13), em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, com coleta de materiais recicláveis

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), realizou hoje (13), em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, coleta de materiais recicláveis, iniciativa em formato de drive thru que mobilizou a população em prol da preservação do meio ambiente.

A professora Ana Keila participou da ação, levando ao local da coleta materiais como lixo eletrônico, garrafas PET e caixas de papelão. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Gostaria de que essa iniciativa fosse expandida. Eu já separo o meu lixo para a Coletiva Seletiva e gostei bastante dessa novidade aqui. O meio ambiente, que é a nossa casa, precisa de ações como essa”, disse.

O colaborador do Instituto Lixo Zero, Hudson Toscano, também aproveitou a oportunidade para descartar, adequadamente, materiais que tinha em casa e que devem ir para a reciclagem, como garrafas de vidro e latinhas de alumínio.

“Dentro do Brasil, a cultura de não separar os resíduos de uma forma adequada já foi difundida, então a gente realizando esse tipo de atividade começa a fazer um processo de sensibilização na população, para que esses resíduos comecem a ser separados de uma maneira adequada e tenha a sua destinação correta”, comentou.

Além de receber os materiais recicláveis e de óleo de cozinha, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos também realizaram a doação de mudas à população, dentro das atividades que integram a campanha “Mossoró Verde”. “É muito importante essa ação, deveria acontecer mais vezes, porque há muitas pessoas que não têm a oportunidade de pegar a planta, já prontinha, para cuidar do cultivo e do crescimento”, afirmou a agricultora Núbia Maria.

O drive thru de reciclagem compõe o cronograma de ações do programa “Mossoró Limpa, como reforça o titular da Seimurb, Rodrigo Lima, destacando que a intenção da gestão é expandir esse trabalho. “É o primeiro drive thru, estamos aqui dando o pontapé em frente ao Teatro nessa iniciativa pioneira, mas iremos fazer vários durante esses próximos anos. Hoje a Prefeitura se preocupa muito com essa parte ambiental”, pontuou o secretário.

A gerente de Educação Ambiental do município, Zildenice Guedes, reforça a importância da iniciativa. “É uma forma de nós nos mobilizarmos e dizermos para a população que nós estamos preocupados no que diz respeito às demandas dos resíduos sólidos, e também chamar a população para ser nossa parceria, para conhecer a cooperativas e associações, para que possamos construir alternativas e pensarmos numa rota inteligente de resíduos sólidos no município”, disse.

PARCERIA

O drive thru deste sábado (13) contou com a parceria de entidades como o Instituto Lixo Zero, Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI) e Albergue de Mossoró (ALBEM). “Estamos aqui com as associações, cooperativas que têm um trabalho importante aqui no município, no que diz respeito à gestão integrada de resíduos sólidos, contamos também com a presença do Instituto Lixo Zero, que vem fazendo um trabalho muito importante na cidade, com o Albem, que está aqui para coletar óleo”, enfatizou Zildenice Guedes.

A presidente da Acrevi, Josefa Avelina, parabenizou a iniciativa do município. “É um momento importante para que a sociedade conheça o trabalho dos catadores, que geram renda e contribuem para o meio ambiente, que está pedindo socorro. Temos que fazer a nossa parte, separando o material reciclado, para não chegar nas galerias e nas ruas. Temos que preservar o meio ambiente”, relatou.

O diretor do Albem, José Edson, explicou como se deu a participação do albergue na ação. “A nossa participação aqui é com a campanha ‘O óleo e bem se misturam’, que já existe há mais de um ano. Recebemos o óleo que seria jogado na rede de esgoto, na pia e transformarmos em receita para ajudar a manter o nosso trabalho”, revelou, para finalizar:

“Nós estamos atravessando um dos momentos mais difíceis da natureza. A natureza está reclamando, pedindo socorro, e cabe às instituições, as pessoas entenderem esse recado. Estamos aqui plantando sementes no que diz respeito à reciclagem”, concluiu.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support