Dose de reforço para idosos é iniciada em Mossoró
O imunizante da Pfizer, destinado a este grupo, está incluída na remessa de doses que chegou na noite de ontem no município
O programa Mais Vacina, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, iniciou às 10h de hoje, 18, a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 para idosos. O imunizante da Pfizer, destinado para a terceira dose ou dose de reforço, está incluída na remessa de doses que chegou na noite de ontem no município.
A vacinação de reforço (3ª dose), foi inicialmente aplicada nos idosos institucionalizados dos Abrigo Amantino Câmara. A ação foi acompanhada pelo coordenador municipal de Imunização, Etevaldo de Lima, que vem acompanhando diretamente todo o processo de vacinação contra a covid em Mossoró.
Na remessa de vacinas que chegou ontem na cidade estão: 990 doses da Pfizer destinada ao reforço; 650 doses da Butantan (Coronavac) destinada a segunda dose; 3.780 doses da Pfizer para a segunda dose e 2.435 doses da Oxford (Astrazeneca) também destinadas a retomada da D2 que estava paralisada devido a falta do imunizante na cidade. No total, Mossoró recebeu ontem 7.855 doses de imunizantes para seguir com o programa Mais Vacina contra a covid-19.
De acordo com o coordenador de imunizações, Etevaldo de Lima, a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço, obedecerá a uma escala que começa com os idosos institucionalizados, idosos acamados, escalonamento por idade, e imunossuprimidos (pessoas transplantadas, portadores de HIV, entre outros casos). “Nós iniciamos hoje a aplicação dessa terceira doses para os idosos do Amantino Câmara e ao longo da semana vamos seguir uma escala onde vamos imunizar com a terceira dose os idosos acamados, em seguida vamos começar pela escala de idades sem comorbidades e por último os imunossuprimidos. Nós estamos seguindo as orientações do Ministério da Sáude e também da SESAP”, reforçou Etevaldo de Lima.