Diálogo: o caminho possível
A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC) desenvolvem, a partir desta quarta-feira, 17/2, a Campanha da Fraternidade 2021. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, a campanha chega num momento em que há uma grande necessidade de diálogo entre as pessoas, as instituições, as campanhas, os projetos. É uma primeira tentativa, prática, social e religiosa, de tentar fazer cessar os exageros: tanto práticos quanto dialógicos. Desde 2018 pelo menos que não há mais espaço para o conflito produtivo. Tudo é motivo para a cizânia e divisão. Todo e qualquer episódio: de saúde pública, política ou até mesmo de religião são debatidos sob os holofotes da intolerância. Não se agregam mais pontos de vista para a chegada de um consenso. Não se aceita mais uma terceira via alternativa. É cada um para o seu lado. Ecumênica, a CF 2021 tem muito a oferecer para que saiamos desse campo de impossibilidades dialéticas. O objetivo geral da campanha é de uma felicidade tocante: “através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”. As igrejas estão ofertando o caminho. Que cada um possa dar um primeiro passo. A caminhada é longa, mas chegar lá é possível.
CASO DANIEL
A prisão do deputado Daniel Silveira (PSL) mostra o quanto chegamos no limite. Não tomamos as devidas precauções quando se iniciaram os primeiros ataques às instituições democráticas e foi preciso se chegar ao extremo. Se prender o parlamentar pode ter sido exagero, deixá-lo livre depois dos ataques e ameaças que ele fez se constituiria em grave – e talvez irreparável – omissão.
ENTIDADES SILENTES
Percebo um inquietante silêncio das instituições no Brasil. Por exemplo: o Supremo Tribunal Federal (STF) é alvo de todo tipo de ataque e as entidades da magistratura, os demais órgãos do Judiciário não dão um pio. O STF é parte do sistema judiciário brasileiro, mas os seus demais integrantes parecem querer fugir disso. Lamentável e preocupante.
PERFIL TÉCNICO
Dos secretários aos auxilares de escalões mais baixos, o prefeito Allyson Bezerra, do Solidariedade (SDD) primou muito pela questão técnica. Do que temos sabido até agora, as escolhas foram as melhores possíveis.
SEMANA PEDAGÓGICA
Alás, os nomes escolhidos para palestrar na programação da Semana Pedagógica da rede municipal de ensino de Mossoró são excepcionais. Outro grande acerto.
MAIS UM
Em Natal, mais um jornalista (?) defende que comunistas sejam mortos. E fez essa defesa em uma rede social. Daqui a pouco vão dizer que é liberdade de expressão. O sujeito jacta-se de ser colunista há mais de 30 anos. Parece que não aprendeu nada nessas 3 décadas. Onde vamos parar?