Defesa Civil testa novo sistema de alerta por celular em quatro municípios do RN
O novo sistema será testado no próximo sábado (14)
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil lançam no próximo sábado (14) o sistema “Defesa Civil Alerta” na região Nordeste. No Rio Grande do Norte, o envio de alertas será testado nos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.
O objetivo da nova ferramenta é complementar os canais já existentes de comunicação de risco, emitindo alertas gratuitos para prevenir e reduzir os impactos causados por desastres naturais, como alagamentos, deslizamentos de terra, enxurradas, vendavais e chuvas de granizo.
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto (SMS) acompanhadas de um aviso sonoro. A notificação interrompe o conteúdo que estiver em exibição no aparelho no momento do recebimento. O alarme sonoro só é desativado após o usuário confirmar o recebimento da mensagem.
A tecnologia será testada simultaneamente em municípios dos nove estados do Nordeste. No Rio Grande do Norte, a implantação é coordenada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Gabinete Civil do Governo do Estado.
A partir do dia 18 de junho, o sistema começará a ser expandido para os 167 municípios potiguares.