ENTREVISTA

Conversa da Semana com Padre Flávio Augusto

Uma vida inteira marcada pela fé e pela devoção. Um homem que tem na sua trajetória construída na doação, no trabalho e no envolvimento com a igreja católica. Estamos falando de padre Flávio Augusto de Melo Forte, potiguar natural de Severiano Melo-RN, 53 anos, que ingressou no seminário aos 15 anos, fez mestrado em teologia dogmática em Roma e há 28 anos dedica todo o seu tempo às tarefas de um sacerdote na cidade de Mossoró. Padre Flávio Augusto é o convidado para a Conversa da Semana deste sábado (19) de novembro de 2022 do Portal do RN. Durante a entrevista, movida a emoção e verdade, o vigário geral da Diocese de Mossoró nos fala sobre sua história a frente da igreja católica em Mossoró, como começa sua trajetória de fé e devoção a Santa Luzia, as novidades para a festa da padroeira de Mossoró deste ano e as expectativas para a realização de um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Norte.


PORTAL DO RN – Padre Flávio, apesar de ter acontecido a programação religiosa de Santa Luzia no ano passado, somente neste ano a festa volta a ser realizada no formato completo depois da pandemia da Covid-19, o que esperar dos festejos da padroeira de Mossoró versão 2022?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Neste ano nós estamos planejando uma programação que chamamos de habitual, considerando a superação da pandemia. Essa retomada da programação normal será marcada por 13 dias de festejo. Vamos começar a festa no dia 1º e vamos encerrar no dia 13 de dezembro com a procissão. Nós estamos preparando uma programação para que a população possa participar da melhor forma possível e demonstrar sua fé à Santa Luzia.

PRN – Quais serão as novidades da festa de Santa Luzia 2022, além da extensão no calendário?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Logo na abertura da festa deste ano, dia 1º de dezembro, nós vamos contar com a presença da dupla Ítalo e Ana Clara, que fazem parte do grupo de oração Exército de Deus de Fortaleza-CE. Eles vão nos presentear com um show de duas horas de duração que marcará a abertura dos festejos deste ano. O casal vem realizando um trabalho muito importante que foi bem marcante durante toda a pandemia e neste ano teremos a oportunidade de contar com este show que promete muita emoção.

PRN – Para o festejo 2022, já foram anunciadas várias atividades sociais, o senhor pode citar essa programação?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Além do show de abertura no dia 1º nós teremos uma ampla programação que inclui: Pedalada de Santa Luzia, Motorromaria, Caminhoneiros da Luz, Revoada, Leilão de Santa Luzia, Corrida de Santa Luzia, Cavalgada além do calendário religioso que inclui missa às 6h da manhã e duas novenas, 16h e 19h, dos dias 2 ao dia 12 de dezembro. Será uma programação intensa que permitirá a todos, de uma forma ou de outra, participarem da festa da padroeira de Mossoró.

O tema deste ano é: Corações ardentes, pés a caminho”, para dizer que não basta eu me apaixonar, é preciso eu me apaixonar e dar tudo de mim para essa paixão. Ou seja, eu preciso viver o que eu rezo.

PRN – Padre Flávio, há algumas edições, a festa de Santa Luzia vem realizando uma espécie de “rodízio” com relação ao local de partida da procissão, como será neste ano?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO –  Neste ano a procissão com a imagem da santa sairá da Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II, mas teremos uma grande novidade que antecederá a procissão que será um cortejo com a imagem de Santa Luzia que sairá da capela de Santo Augustinho, no Abolição V. O cortejo será feito de carro e moto onde os moradores farão o transporte da imagem até a igreja de Nossa Senhora de Fátima de onde sairá a procissão deste ano. Esse evento foi criado porque os moradores do Abolição V tiveram uma grande dificuldade, que foi quando o teto da capela caiu. Após o episódio, foi realizado todo um trabalho de reconstrução da igreja e para marcar esse esforço, os moradores sugeriram o cortejo que antecederá a procissão no dia 13. O cortejo sairá às 15h30 do Abolição V em carro aberto e passara pelo Santa Delmira, Abolição IV e Abolição III em direção a capela de Nosso Senhora de Fátima no Abolição II.

PRN – Padre Flávio, Santa Luzia tem devotos em vários cantos do país e a festa em Mossoró atrai fiéis de vários cantos do Brasil, e o senhor, quando é que começa a sua história de fé e devoção a Santa Luzia?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Olha, quando a gente entra no seminário já começamos uma trajetória religiosa e quando eu iniciei aqui no seminário em Mossoró também já comecei a me aproximar da festa de Santa Luzia por fazer parte das tarefas de um seminarista. Quando começamos a participar e a ouvir as pessoas expressarem sua devoção vamos nos envolvendo. Lembro quando eu ainda era seminarista que Monsehor Américo me chamava para ajudar na procissão, na animação, eu muito nervoso com aquela multidão. Lembro que Monsenhor Américo dizia para eu fazer tudo com calma que as pessoas estavam ali para rezar. Então, toda a minha história com Santa Luzia mesmo depois que me ordenei padre aconteceu à distância, porém, quando me tornei Vigário Geral passei a ficar mais próximo de tudo que envolve a padroeira do município. Eu vejo todos os dias muitas demonstrações de devoção, não só de pessoas de Mossoró, mas de pessoas que vem de fora à catedral prestar sua devoção à Santa Luzia. Um dia desses veio uma pessoa de uma cidade próxima a Natal e eu o questionei por vir de tão longe, ele me disse que vem todo ano fazer promessa com Santa Luzia na catedral de Mossoró. Ou seja, há um vínculo muito forte dos devotos com Santa Luzia e eu me envolvo muito e me emociono muito com estas demonstrações de fé.

PRN – Qual momento pessoal de fé e devoção a Santa Luzia o senhor poderia citar?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Eu lembro quando estava doente de covid-19 e o meu estado de saúde ficou bem complicado a ponto de eu sentir confusão mental. Eu senti muita dor de cabeça, febre, tosse e uma fraqueza muito grande e uma confusão mental. E quando eu percebi que estava tendo confusão mental, eu fui para a área da casa paroquial de onde dava pra ver a catedral para fazer uma prece à Santa Luzia e pedir para que ela não me deixasse enlouquecer. Eu pedi com muita fé. Por isso, o meu primeiro ato quando eu me reestabeleci da doença e saí de casa, foi ir até a catedral e rezar em frente a imagem de Santa Luzia para agradecer a ela por atender a minha prece. E a minha relação com Santa Luzia se assemelha a de muitos fiéis que é de fé e devoção. A própria história de Santa Luzia é marcada pela fé cristã. Uma menina que consegue manter sua fé em Deus a partir da experiência da doença de sua mãe, eu chamo de relação afetiva com a fé.

Quando eu percebi que estava tendo confusão mental, eu fui para a área da casa paroquial de onde dava pra ver a catedral e eu lembro de fazer uma prece à Santa Luzia.

PRN – Como será o envolvimento das paróquias de Mossoró com a festa de Santa Luzia 2022?

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Primeiro, serão realizadas várias caravanas para o dia 1º de dezembro, data que marcará também a abertura do ano vocacional, por isso estamos organizando uma programação para que todas as paróquias estejam representadas através de suas comissões. E ao longo dos 13 dias de evento, a cada noite uma paróquia será homenageada.

PRN – Neste ano, além de uma programação cheia de novidades, os devotos também vão poder desfrutar de um ambiente novo proporcionado pela restauração da catedral de Santa Luzia, qual a importância da reforma da catedral não só para Mossoró, mas para todos os devotos?

PADRE FLAVIO AUGUSTO – A catedral tinha um problema histórico que era o som, na verdade o problema era acústico e a reforma para conter esse problema central vinha sendo reivindicado há tempos. A obra pela qual passou a catedral resolveu, não só esse problema, mas trouxe também outros benefícios como: Tratamento acústico em toda a estrutura, substituição do som, implantação de sistema de climatização, substituição de toda parte elétrica, pintura, troca do piso, revitalização dos três altares da catedral, troca de cadeiras e bancos e toda essa revitalização, com certeza, irá proporcionar mais conforto e segurança aos devotos. Toda a reforma se restringiu a parte interna da catedral e para o próximo ano, se Deus quiser, faremos a restauração da área externa da catedral.

Eu vejo todos os dias muitas demonstrações de fé, não só de pessoas de Mossoró, mas de pessoas que vem de fora à catedral prestar sua devoção à Santa Luzia.

PRN – Padre Flávio, fique á vontade para fazer suas considerações finais.

PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Eu quero convidar a todos a participarem da festa de Santa Luzia que é uma festa esperada e está sendo planejada por muitas pessoas. Temos muitos voluntários, hoje são 27 equipes trabalhando para fazer o evento acontecer e a cidade inteira vai se envolvendo de certa forma. Quero convidar a todos porque o mundo está precisando de oração. Precisamos rezar e transformar esses treze dias de festa em um grande retiro em busca da esperança mantendo, sobretudo, a fé. O tema deste ano é: Corações ardentes, pés a caminho”, para dizer que não basta eu me apaixonar, é preciso eu me apaixonar e dar tudo de mim para essa paixão. Ou seja, eu preciso viver o que eu rezo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support