Entrevista

Conversa da Semana com Lawrence Amorim

O Portal do RN traz no quadro Conversa da Semana deste sábado (5) uma entrevista com o presidente da Câmara de Vereadores de Mossoró, Lawrence Amorim. Advogado Mossoroense que iniciou sua vida política na cidade de Almino Afonso/RN. Ao retornar a sua cidade de origem, iniciou uma trajetória política promissora que aponta para importantes conquistas. Durante a entrevista, o vereador que preside o legislativo mossoroense pela segunda vez consecutiva, fala sobre sua atuação parlamentar no município de Mossoró e sobre sua habilidade para administrar o legislativo demonstrando muita diplomacia, serenidade e respeito. Lawrence Amorim também destaca as ações a frente da Câmara de Mossoró, dos avanços até aqui, dos projetos futuros e também ressalta de onde vem toda essa facilidade em lidar com o povo e como consegue transitar de forma amigável pelos poderes e ao mesmo tempo vem conquistando o respeito e a admiração do povo e da classe política no estado do Rio Grande do Norte.

PORTAL DO RN – Presidente Lawrence, o senhor é mossoroense, porém começou sua vida política noutra cidade, quando começou a sua trajetória no mundo da política?

LAWRENCE AMORIM – Eu comecei minha atuação política no ano de 2008, quando fui candidato a prefeito na cidade de Almino Afonso. Eu sou mossoroense, nasci e me criei em Mossoró, porém minha mãe é natural de Almino Afonso. Quando eu conclui meus estudos em Mossoró fui convidado a realizar um trabalho na cidade de Almino Afonso e nessa ocasião surgiu um convite para atuar na política e foi quando me candidatei a prefeito, na época tinha 24 anos, fui eleito e após concluir o primeiro mandato fui reeleito. Após a conclusão do segundo mandato nós conseguimos também eleger o sucessor e senti que já havia cumprido a minha missão como político na cidade de Almino Afonso. Em 2017 fui convidado a me filiar ao partido Solidariedade onde realizei inúmeros trabalhos na Região Oeste e em 2018 me candidatei a Deputado Federal realizando uma campanha com poucos recursos contando com a ajuda da família e dos amigos e consegui uma votação expressiva que me garantiu a 1ª suplência.

PRN – Quando foi que surgiu a possibilidade do senhor ser candidato a vereador na cidade de Mossoró?

LAWRENCE AMORIM – Durante a campanha para deputado federal quando alcancei uma votação expressiva, somente em Mossoró obtiva mais de 10 mil votos, e a partir desse resultado e conversas no partido, fui aconselhado a continuar atuando em Mossoró dentro da política. Foi nesse período que começamos a formar uma base do partido Solidariedade em Mossoró, nos unimos ao então deputado estadual Allyson Bezerra, ao soldado Jadson e foi quando começamos a estudar a possibilidade de lançar o nome de Allyson Bezerra como candidato a prefeito de Mossoró com a proposta de trazer mudanças para o município. No final de 2019 eu assumi a presidência do partido e em abril de 2021 repassei a presidência para o prefeito Allyson que é o atual presidente. Com esse trabalho de fortalecimento do partido em Mossoró, em 2020 fui eleito vereador em Mossoró, conseguimos eleger quatro vereadores e também elegemos o prefeito Allyson. Em 2021 fui eleito presidente da Câmara por unanimidade. Esse foi um fato inédito na Câmara Municipal de Mossoró.

PRN – Presidente, apesar da pouca idade o senhor já acumula experiência e demonstra muita habilidade até mesmo em situações de conflitos, a sua estratégia é o diálogo?

LAWRENCE AMORIM – Desde 2008 nós estamos construindo nossa história dentro da política e buscando sempre através do diálogo discutir com os poderes e ouvir as pessoas. Apesar da pouca idade nós já temos uma certa experiência e sabemos que através do diálogo podemos encontrar o melhor caminho para e possamos levar benefícios a coletividade.

PRN – O senhor é advogado, mas demonstra vocação e habilidade para a política, de onde vem essa veia política?

LAWRENCE AMORIM – Essa veia política vem da família da minha mãe. Meu avô foi político, minha avó foi a primeira mulher vereadora em Almino Afonso, meus tios são políticos, inclusive eu tenho um tio que é deputado estadual, portanto essa minha vocação para a política vem da família da minha mãe.

PRN – O senhor deixa bem claro que o diálogo o acompanha desde o início de sua carreira política, é essa a sua estratégia para administrar o legislativo de forma pacífica e manter um bom relacionamento também com o poder executivo?

LAWRENCE AMORIM – Eu costumo dizer que é melhor um acordo ruim do que uma briga boa. Então eu acho que o diálogo é fundamental desde que ele venha a trazer benefícios. Um exemplo da importância do diálogo é que no ano de 2021 nós precisamos suspender uma sessão da câmara para poder chamar para dialogar grupos da situação, oposição e setor da cultura. A nossa forma de trabalhar é estar sempre buscando a melhor forma de resolver os problemas, de atender as demandas, porque se perdermos tempo discutindo sem chegar a um entendimento vamos prejudicar quem está lá na ponta, que é o cidadão. Eu sempre digo que nós não estamos aqui para dificultar o trabalho do executivo, o que for melhor para a cidade para a população, nós vamos abraçar e vamos sempre respeitar o regimento.

PRN – Na sua gestão aconteceram algumas mudanças na TV Câmara como transferência para uma sede maior e existe a possibilidade da população ter acesso a TV através do sinal aberto, como está o andamento desse projeto?

LAWRENCE AMORIM – A TV Câmara faz parte da Fundação Aldenor Nogueira e quando nós assumimos a presidência a TV funcionava aqui no prédio, num espaço pequeno e não tinha como se expandir. A TV servia apenas para transmitir as sessões legislativas e alguns programas informativos. A nossa ideia é que a TV Câmara fosse para um local mais adequado que tivesse seus equipamentos e que fosse uma TV com condições de pleitear um sinal aberto. E estar bem equipada e instalada em local adequado facilita para que esse pleito seja concretizado. O projeto de conseguir que a TV Câmara seja transmitida por sinal aberto é exatamente para que ela possa cumprir o seu papel que é garantir o acesso a população que não tem condição de ter um sinal pago. É uma forma de tornar ainda mais transparente a atuação dos vereadores porque a população vai ter mais acesso aos trabalhos da Câmara. Esse processo de mudança para o sinal aberto já está bem adiantando e acreditamos que até o mês de maio a população já possa ter acesso a TV Câmara através do sinal Aberto.

PRN – Qual o objetivo do projeto de sua autoria, apresentado na Câmara referente a tecnologia 5G?

LAWRENCE AMORIM – O objetivo desse projeto é exatamente garantir que Mossoró esteja preparada para receber as novas tecnologias. O Ministério da Telecomunicações realizou leilões para que as operadores pudessem oferecer a internet 5G. Só que para isso é necessário alguns ajustes na legislação como autorização para instalação de novas torres de telefonia e o nosso projeto visa garantir esses ajustes para que Mossoró esteja preparada para receber esse novo serviço.

PRN – O senhor é pré-candidato a deputado federal qual será o foco da sua campanha?

LAWRENCE AMORIM – Eu sou pré-candidato a deputado federal e conto com o apoio do prefeito Allyson Bezerra e de várias lideranças do interior do estado. Acreditamos que temos capacidade de representar bem o nosso estado em uma das cadeiras da Câmara Federal em Brasília. Nós temos hoje a menor bancada da Câmara e precisamos fortalecer essa bancada com pessoas capacitadas para trazer benefícios para o nosso estado. O RN tem perdido muitos recursos exatamente por conta dessa baixa representatividade. Nós temos projetos para investimentos nos recursos naturais de nossa região como o sal, a fruticultura, o petróleo, as energias renováveis, queremos discutir mais sobre essas questões de tecnologia. A nossa experiência como prefeito nos permite ter uma visão mais ampla da importância de conseguir recursos federais para investimentos em projetos que venham garantir o desenvolvimento dos municípios e com isso garantir melhorias para os cidadãos.

PRN – A sua fala se assemelha muito a fala do prefeito Allyson quando o senhor se refere a importância de ouvir a população e de resolver os problemas por meio do diálogo. Qual a sua avaliação sobre a atual gestão municipal?

LAWRENCE AMORIM – A gestão do prefeito Allyson Bezerra tem a aprovação de mais de 75% da população de acordo com pesquisas. É uma gestão que conta com uma equipe de secretários que foram escolhidos de forma técnica, é uma equipe muito capacitada que foi escolhida pela qualificação e não por apadrinhamento como acontecia em gestões passadas. O prefeito Allyson vem cumprindo o que foi prometido durante a campanha que é continuar nas ruas ouvindo a população. Obras importantes que eram aguardadas pela população estão sendo concretizadas, o prefeito tem levado soluções para problemas antigos como é o caso do transporte coletivo. Vem concretizando obras inacabadas e mudando a imagem da cidade. O prefeito Allyson está fazendo uma boa gestão e acredito que ele vai continuar com esse trabalho. Um das grandes mudanças dessa gestão é a modernização do setor administrativo do município, esse é um grande avanço que representa, modernidade, economia, agilidade e transparência.

PRN – Qual a avaliação que o senhor faz da sua gestão à frente da Câmara Municipal?

LAWRENCE AMORIM – A avaliação que faço é que o ano de 2021 foi um ano de novidades, porque estamos no nosso primeiro mandato como vereador no nosso primeiro ano como presidente da Câmara e posso dizer que temos aqui uma equipe muito boa que nos dá todo apoio e suporte necessário para desenvolver o nosso trabalho. Posso dizer que um ponto forte da nossa gestão é o diálogo não só com os vereadores, não só com as bancadas, com o executivo mas também com as entidades. Nós temos buscado firmar parcerias e apesar do ano de 2021 ter sido um ano de pandemia nós tivemos muitas visitas aqui na câmara e acredito que 2022 será um ano ainda melhor porque já temos uma certa experiência. Neste ano de 2022 vamos colocar em prática projetos importantes como a modernização da câmara, vamos retomar os projetos Câmara Cidadã, Câmara Cultural e realizar eventos que garantam que a câmara chegue mais perto da população. Nós já queríamos ter iniciado esses projetos mas devido a pandemia vamos precisar adiar um pouco mais.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support