Entrevista

Conversa da Semana com Isolda Dantas

O Portal do RN sequencia neste sábado, série de entrevistas com os candidatos e candidatas a prefeito Mossoró. Nesta Conversa da Semana especial, os entrevistados falam apenas sobre as propostas para a cidade. Elencamos 10 temas para que cada um mostre o que pretende fazer para essas áreas. Conforme informamos aos candidatos, a publicação obedeceria à ordem de entrega das propostas. Hoje, apresentamos as propostas da candidata Isolda Dantas.

Por Márcio Alexandre

PORTAL DO RN – Quais as principais propostas da senhora para a saúde?

ISOLDA DANTAS – Vamos ampliar número de médicos atendendo nos postos de saúde, criar a Upa das Abolições, è implantar, em parceria com o Governo do Estado, a Policlínica especializada.

PRN – O que a senhora propõe para a educação?

ID – Instituiremos eleições diretas para diretor das escolas municipais, antigo anseio dos educadores. Pretendemos ainda implantar o Projeto “Ler pra escrever” com o objetivo de diminuir a evasão escolar e o analfabetismo em Mossoró e ampliar 1 mil vagas nas creches.

PRN – Como a senhora pretende estimular a geração de emprego e renda?

ID – Buscaremos atrair conglomerados empresariais nacionais e internacionais, por meio de uma política de apoio fiscal e de infraestrutura, mediante análise mercadológica que atenda às necessidades da cadeia produtiva existente e que não concorram com as empresas locais já instaladas. Incentivaremos a criação de subcentros, nos principais bairros da cidade, com objetivo de fomentar o aumento da qualidade de vida e a dinamização econômica, e implantaremos uma política municipal de fomento ao micro crédito orientado, para pequenos negócios urbanos e rurais, através da estruturação de um fundo municipal, que possa garantir as operações em parceria com a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte – AGN.

PRN – O que fazer para melhorar a mobilidade urbana em Mossoró?

ID – Ampliaremos as rotas dos ônibus, criaremos 30 km de ciclovia e bicicletários, e instituiremos corredores de faixas exclusivas para o transporte público (táxis, transporte coletivo, etc.) nas principais avenidas de Mossoró;

PRN – O que a senhora defende para a preservação do meio ambiente?

ID – Vamos implementar ações para o processo de revitalização e despoluição do rio Mossoró, em parceria com os municípios que compõem a bacia hidrográfica. Também criaremos o Programa Reciclar – efetivar a coleta seletiva de resíduos sólidos em Mossoró e fortalecer as organizações que atuam com a coleta de material reciclável; e implementaremos o castra-móvel, com circulação nos bairros de Mossoró.

PRN – Quais as suas propostas para o desenvolvimento social?

ID – Criar o Projeto Feliz Idade – constituir espaços apropriados para o recebimento de idosos de comunidades em situação de vulnerabilidade, de modo a garantir o acolhimento, com alimentação e terapia ocupacional para os idosos; expandiremos o número de CRAS e implementaremos o Projeto de Apoio e Acolhimento as Famílias de usuários do CAPS e usuários de Drogas.

Vamos criar o Programa Municipal de Compras da Agricultura Familiar (PROMCAF), garantido que 30% dos alimentos adquiridos pela Prefeitura, via secretarias de saúde, educação, assistência social, sejam oriundos da agricultura Familiar.

PRN – O que fazer para fortalecer a agricultura e para evitar que o êxodo rural se intensifique ainda mais?

ID – Desenvolveremos o Programa Municipal de perfuração e restauração de poços; instalação de adutoras e dessalinizadores nas comunidades rurais. Vamos criar o Programa Municipal de Compras da Agricultura Familiar (PROMCAF), garantido que 30% dos alimentos adquiridos pela Prefeitura, via secretarias de saúde, educação, assistência social, sejam oriundos da agricultura Familiar e implantaremos o Programa de recuperação de estradas da zona rural

PRN – Como o seu governo pretende trabalhar a inclusão?

ID – Propomos a criação da Escola bilíngue para surdos, e de uma Central de Acolhimento às pessoas com deficiência integrando Associações que já trabalham com este público na cidade; e ainda melhorar acessibilidade através de padronização de calçadas.

PRN – O que o seu plano de governo defende para a cultura?

ID – Vamos lançar editais de contratação de grupos de Quadrilhas Juninas dos Bairros para que possam atuar durante o ano na produção de utensílios de decoração pública para a prefeitura, construiremos Escola de Artes nos bairros e ampliaremos o Mossoró Cidade Junina

PRN – Por fim, quais suas as propostas para contribuir com a melhoria da segurança na cidade?

ID – Postos policiais nos bairros (em parceria com o governo do Estado), criaremos o Programa “Ver pra cuidar”, com monitoramento nas vias públicas, valorização dos guardas municipais e vamos garantir melhores condições de trabalho e processo de formação continuada para os agentes da guarda municipal.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...