Entrevista

Conversa da Semana com Clévina Holanda Dantas

“Um sanduíche por um sonho”. Esse é o título da campanha realizada no instagram pela mossoroense Clévina Holanda Dantas para angariar recursos que custeiem sua estada em Portugal. Clévina decidiu iniciar o projeto após ser aprovada em seleção de Mestrado na Universidade de Coimbra. A campanha, que visava a venda de 2.230 sanduíches, viralizou. Além do apoio de centenas de pessoas e da venda do produto, alguns se sensibilizaram ainda mais com a história e fizeram doações em dinheiro. A estimativa de Clévina é que os custos iniciais fiquem em torno de R$ 15 mil reais, quantia já levantada. A estudante, no entanto, decidiu continuar com a venda dos sanduíches. “Há outras despesas”, justifica. Clévina Dantas, que é graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), conta ao Portal do RN como surgiu a ideia, sua reação à repercussão, e sobre o sonho de estudar fora do país. Acompanhe a Conversa da Semana.

Por Márcio Alexandre

PORTAL DO RN – Fale-nos um pouco sobre sua trajetória de vida.

CLÉVINA DANTAS – Eu sempre fui uma aluna muito dedicada e meus pais sempre me incentivaram muito a buscar os estudos, a crescer na vida através dos estudos, porque eles não tiveram essa oportunidade. Eles tiveram que abandonar os estudos para ajudar com as coisas da casa, as despesas com os irmãos, e eles se esforçaram muito para que eu tivesse a oportunidade de estudar e concluir pelo menos minha graduação. E agora estou indo para o Mestrado. Então para mim é uma vitória também nesse sentido de poder dar a eles o que eles não puderam viver nesse sentido dos estudos.

PRN – O Mestrado que você vai cursar é em que e como foi a seleção?

CD – O mestrado é em Comunicação de Marketing, no Instituto Politécnico de Coimbra em Portugal. A seleção é feita considerando a média final na graduação, currículo estudantil e profissional.

PRN – Por que a escolha por vender sanduíche para custear sua estada em Portugal?

CD – Porque eu já tinha experiência com empresa de alimentação, então resolvi vender um produto mais conhecido como sanduíches. Era um produto possível de fazer com a estrutura que eu já tinha em casa.

PRN – Sua ideia repercutiu bastante. Você esperava que ela ganhasse toda essa dimensão?

CD – Em nenhum momento imaginei.

PRN – Surgiram informações de que você teria recebido algumas doações de valores mais elevados. Procede?

CD – Sim, são reais! Estou muito agradecida! Sem palavras ainda.

PRN – Quais são os gastos que você terá durante sua temporada de estudos em Portugal?

CD –  Inicialmente, a ideia dos sanduíches era pra custear os dois anos de Mestrado, algo em torno de  2.100 euros, que convertendo dá aproximadamente 15 mil. Mas existem outras despesas como documentação, passagens, seguros, aluguel e alimentação. Então vou aproveitar e continuar os sanduíches pra ajudar com essas outras despesas.

PRN – Como você se sente ao ser selecionada para estudar na Europa e ter que buscar com o próprio esforço meios de bancar seus estudos?

CD – Sinto que recebi de Deus uma grande oportunidade e se ele me deu, eu tenho que fazer de tudo pra aproveitar a chance.

PRN – Essa sua situação específica pode ser um indicador de que o nosso país valoriza pouco aqueles que buscam o conhecimento?

CD –  Não sou a melhor pessoa para falar sobre a busca de mestrado aqui no Brasil, foi uma escolha pessoal minha buscar em Portugal, não porque identifiquei dificuldades aqui, mas porque era um sonho   meu.

PRN – De modo geral, como você a situação da educação em nosso país hoje?

CD – Eu não tenho uma visão geral sobre o país, mas sobre a minha experiência na UERN: tive excelentes professores e apoiadores, mas a universidade em si passava por problemas estruturais e financeiros.

PRN – O que lhe motivou a lutar por esse sonho mesmo sabendo que não teria como custear com recursos próprios a sua estada em outro país?

CD – Acredito que quando a gente quer tem que lutar, nada cai do céu! Muito trabalho e empenho.

Acredito muito na educação e no conhecimento.

PRN – Mesmo com tantas dificuldades, vale a pena lutar para se tentar realizar um sonho, especialmente por meio da educação?

CD – Sempre vale, acredito muito na educação e no conhecimento.

PRN – Que conselhos você daria a quem está enfrentando dificuldades na luta por ver um sonho se realizar?

CD – Mantenha o foco e a persistência, às vezes o retorno demora mas chega.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support