Consignados: Rosalba comete crime e ainda penaliza servidores

A prefeita Rosalba Ciarlini está há dois meses sem repassar à Caixa Econômica Federal os valores dos empréstimos consignados dos servidores públicos municipais. A coluna foi informada hoje sobre os atrasos por um funcionário do banco que acrescentou que há meses que a chefe do Executivo desconta os valores nos contracheques dos funcionários e não repassa à mencionada instituição financeira.

Inicialmente, importante destacar que a prefeita pode ser responsabilizada penalmente pelos crimes de apropriação indébita (art. 168) e peculato (art. 312) conforme preceitua o Código Penal.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já confirmou condenação de agente público pela citada prática. Entende a Suprema Corte que o crime há consumação do crime “no momento que há efetiva destinação diversa do dinheiro ou valor de que tem posse o agente, independentemente da obtenção material do proveito próprio ou alheio. Consuma-se, portanto, com a não transferência dos valores retidos na fonte dos servidores” e não repassados às instituições financeiras.

Além do crime acima exposto, Rosalba prejudica centenas de servidores. É que com os atrasos nos repasses, a Caixa suspendeu a concessão de novos empréstimos e a renovação dos atuais.

Já há investigação do Ministério Público apurando essa prática. Se o órgão ministerial encontrar os elementos necessários, poderá denunciar a prefeita à Justiça. Já há precedente no histórico do Judiciário nacional de condenação de prefeito por atos dessa natureza.

Calendário anual
O Governo do Estado institui na próxima segunda-feira uma comissão técnica formada por auxiliares da administração estadual e membros do Fórum dos Servidores para fazer análise do fluxo de caixa. O objetivo é analisar a viabilidade de se divulgar um calendário de pagamento para o restante do ano. As projeções de receitas vão apontar essa possibilidade.

Perseguição?
A prefeita Rosalba Ciarlini pode estar por trás da demissão do jornalista Magnos Alves da Rádio 93.7 FM Resistência. Magnos, que apresentava o FM 7 Horas e participava do Observador Político, vinha apontando nesses programas os problemas da gestão de Rosalba, o que vinha desagradando-a. Para completar, Magnos denunciou de forma veemente ato arbitrário da prefeitura, que mandou derrubar os vestiários do Estádio Luizão, no conjunto Nova Vida. O jornalista comanda uma competição de futebol amador naquela comunidade e vem conseguindo o apoio da comunidade para a melhoria daquela praça de esportes.

Assumindo o desgaste
Os vereadores que compõem a bancada de apoio a prefeita Rosalba Ciarlini estão assumindo sozinhos o desgaste por terem aprovado um reajuste salarial menor que o Piso do Magistério (para professores) e abaixo da inflação (servidores gerais). Rosalba te silenciado, por exemplo, em relação à greve dos professores e os parlamentares, induzidos pela mídia palaciana, tem atacado os servidores. Na prática, os edis “tem tomado as dores” por Rosalba. E pago caro por isso.

Contra a reforma
As centrais sindicais, reunidas em Mossoró-RN e em todo o Brasil, estão convocando todos os sindicatos, movimentos sociais da cidade do campo, estudantes, trabalhadoras e trabalhadores contra a Reforma da Previdência (PEC nº 6/2019) a participar da plenária de Organização do 1º de Maio Unificado em Mossoró-RN, que vai ocorrer nesta segunda-feira, 08/04, a partir das 9h, na sede do SINTE Regional de Mossoró, localizado na Avenida Abel Coelho, 612, Abolição III.

Além da queda…
Como prevíamos , o presidente já tem uma medida pronta para reduzir os índices de desemprego: fechar o IBGE.

..Coice
“Ao falar sobre desemprego, Bolsonaro ataca o IBGE e erra 3 vezes em 1 minuto”. Manchete do Uol. Tirem suas conclusões.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support