honraria

Concriz recebe comenda por contribuição à cultura popular de Mossoró

A honraria foi conferida durante a Sessão Magna Pública 47ª Noite da Cultura, no Templo Maçônico da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, em Mossoró.

José Antônio da Silva, popularmente conhecido como “Concriz”, recebeu nesta quinta-feira (21) a comenda “Mérito Cultural Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia”. A honraria foi conferida durante a Sessão Magna Pública 47ª Noite da Cultura, no Templo Maçônico da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, em Mossoró.

A comenda foi instituída pela Prefeitura de Mossoró, por meio do Decreto n.º 2.869, de 21 de setembro de 2006, destinada a uma personalidade indicada pela Secretaria Municipal da Cultura. O homenageado deste ano tem participado ativamente da vida cultural mossoroense, sendo hoje um dos principais mestres da cultura popular local, principalmente em relação à preservação do coco de improviso.

Concriz salientou a felicidade de receber a honraria e relembrou sua trajetória. “É uma alegria receber uma homenagem como essa, porque nós que fazemos cultura, levamos alegria para o povo, cantando, e quem canta mata saudades, desperta a humanidade, e é melhor do que chorar. Esse momento é de muita alegria, eu só tenho a agradecer. Comecei a cantar aos 12 anos. Comecei a cantar coco nas feiras livres do Recife (PE). Fui para Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), e vim para Mossoró, e aqui em Mossoró foi onde me firmei, gostei daqui”, declarou.

Titular da Secretaria Municipal da Cultura, Igor Ferradaes frisou a importância do reconhecimento às personalidades que contribuem para a sociedade.

“É um momento muito importante. São 47 anos de homenagens na ‘Noite da Cultura’. Trazer um artista popular para dentro de um templo e para uma homenagem dessa, onde tantos outros homenageados importantes passaram, é um projeto que a Secretaria da Cultura vem fazendo, desde Antônio Francisco, trazendo os mestres para próximo, reconhecendo esses mestres em vida, como Concriz, um grande mestre do coco, da cultura popular, e ter ele aqui, hoje, numa noite importante para a cultura mossoroense, é muito gratificante”, disse.

Milene Gama, presidente da Fraternidade Cruzeiro do Sul Francisca Vasconcelos, da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, destacou a tradição da “Noite da Cultura”. “É um momento muito importante. A Loja Jerônimo Rosado vem há 47 anos com essa tradição. É uma forma de trazer essa cultura também para a sociedade, para todas nós. A gente convida todas as entidades de Mossoró, como todos os maçons e esposas, e fazemos esse trabalho bonito, com muito carinho”, ressaltou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support