Proliferação

Cidade do Seridó com 14 mil habitantes, chega a mil casos de Covid-19

Em Jardim de Piranhas, a contaminação de pessoas pelo novo coronavírus segue em ritmo acelerado

A pandemia da Covid-19 se prolifera em velocidade assustadora em Jardim de Piranhas, cidade do Seridó com pouco mais de 14 mil habitantes. Embora o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) desta sexta-feira, 7/8, aponte a existência de 423 casos confirmados da doença, as estatísticas feitas pelo próprio município mostram mais que o dobro.

Jardim de Piranhas tem nada menos que mil casos confirmados de Covid-19, de acordo com boletim epidemiológico da prefeitura. Com esse número, a taxa de incidência de casos para cada grupo de 100 mil pessoas seria superior a 6 mil, o maior do Estado e um dos mais elevados do país.

A cidade tem ainda 284 pessoas com suspeita de contaminação. Dezesseis pessoas morreram em virtude de complicações da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Piranhas já contabiliza 1.888 notificações por causa da Covid-19. Dessas, 604 foram descartadas, ou seja, os exames não confirmaram as suspeitas. Os recuperados somam 457. Das pessoas com diagnóstico positivo da doença, 806 estão em isolamento domiciliar e outras 5 estão internadas.

Em Jardim de Piranhas, num único dia do mês de julho, foram registrados mais de 100 casos confirmados da doença. A prefeitura decretou lockdown entre 15 a 31 de julho, mas não houve regressão no número de registros. O decreto de bloqueio total foi prorrogado até o próximo dia 13 de agosto.

Na primeira vez que as medidas rígidas foram estabelecidas, surgiram denúncias de que houve pouca fiscalização e muito descumprimento das regras. A taxa de transmissibilidade da Covid-19 na cidade está em 1,76.

Nesta sexta-feira, o Programa RN+Saudável realizou na cidade a campanha RN+Saudável pela Vida, Eixo da Cultura de Paz com o objetivo de fortalecer a ação do Pacto pela Vida e as ações de enfrentamento às violências.

O programa do Governo do RN fez alusão à campanha Agosto Lilás que debate a violência contra às mulheres, temática que ganha destaque nas ações do projeto com mobilização das secretarias estaduais, municipais e demais entidades da sociedade civil de todo o Rio Grande do Norte.

A atividade foi realizada no centro da cidade e nos bairros de maior vulnerabilidade social do município, com distribuição de máscaras e kits sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support