Ensino de História

Ciclo de atividades remotas do PROFHISTÓRIA terá conferência de professor da UFC

Francisco Régis Lopes falará sobre a relação do sujeito com o objeto, um dos temas abordados em seu livro

O professor Francisco Régis Lopes Ramos, da Universidade Federal do Ceará (UFC) ministrará conferência no encerramento do III Ciclo de Atividades Remotas do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Será no dia 4 de junho, a partir das 19h, de forma remota pelo google meet. 

Denominada “Em nome do objeto – museu, memória e ensino de história”, a palestra discorrerá sobre a relação do homem com o objeto considerando a questão da materialidade no tempo. Trata-se de abordagem presente no livro homônimo de Francisco Régis.

“Tempo a partir dos objetos, objetos a partir do tempo — esta é a proposta, que pressupõe inversões e superações a respeito da relação entre sujeito e objeto. Longe de ser uma mera fabricação do sujeito, o objeto faz parte da subjetividade”, analisa o autor, na introdução da obra.

Entre as proposições apresentadas por Francisco Régis está a importância de o ensino de História trabalhar também a história dos objetos. “Desde que se entenda o ensino de história não como uma área à parte ou apartada das construções do conhecimento histórico, desde que a própria história dos objetos também não seja tratada como área à parte ou apartada”, faz a ressalva.

Além das reflexões sobre o tema central do livro e demais questões a ele afetas, o evento também servirá para lançamento da obra, que recebe o selo da editora da UFC.

Francisco Régis Lopes Ramos, professor titular do Departamento de História da UFC e pesquisador do CNPq com bolsa produtividade (nível 2), é graduado em História e mestre em Sociologia, ambos na UFC, e tem doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, trabalhando especialmente com os seguintes temas: memória, escrita da história, tempo e literatura.

A atividade é também organizada pelo Departamento de História (DHI) do Campus Central da UERN, e pelo programa Residência Pedagógica de História (RESPED-História).

Para participar da conferência, clique aqui

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...