Eleições Uern

Cicília e Chico defendem garantia de segurança do voto em eleições da Uern

A votação foi suspensa por medida liminar da 3ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró.

Os professores Cicília Maia e Chico Dantas, candidatos à reitoria e vice-reitoria da Uern, respectivamente, participaram de reunião, hoje, com a Comissão Eleitoral, responsável por conduzir as eleições na universidade, e apresentaram propostas para uma solução do impasse provocado no processo após medida judicial que suspendeu a votação, marcada para o último dia 14 de abril.

Na reunião, os candidatos defenderam também a necessidade da comissão garantir as condições para o exercício do voto por todas as pessoas aptas a votar, assim como também para a segurança dos dados e do voto de cada eleitor, no sistema SigEleição. O encontro, realizado em formato virtual, foi conduzido pelo professor e promotor Armando Lúcio, presidente da comissão, e contou também com as presenças dos professores e candidatos Adalberto Veronese e Maria José Vidal.

A votação foi suspensa por medida liminar da 3ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró. A Uern aguarda posicionamento da justiça, em relação à defesa e apresentação de informações.Em documento entregue à comissão, os professores Cicília Maia e Chico Dantas sugeriram que a comunidade universitária seja melhor informada pela comissão sobre o andamento do processo, como também que seja mantida e ampliada a estrutura de suporte técnico remoto para auxílio aos usuários que encontrem dificuldades para efetivação de seu cadastro no SigEleição. O prazo para o procedimento permanece aberto.

Pela proposta encaminhada à justiça pela Comissão Eleitoral, restabelecida a votação, todos os eleitores poderão fazer a validação de seus dados e confirmar seu cadastro no SigEleição até o último momento da votação. Da mesma forma, equipes de suporte técnico remoto estarão de plantão para ajudar quem tenha dificuldades em realizar o procedimento.

Em relação a sugestões de que a universidade gerasse login e senha automáticos para todos os eleitores, Cicília Maia e Chico Dantas alertam sobre o risco deste procedimento. “Parecer técnico da UFRN, desenvolvedora do SigEleição, já apontou os riscos e ameaça à segurança e privacidade dos dados dos usuários, assim como ao sigilo do voto, caso este procedimento seja adotado. É preciso garantir o direito ao voto de todas as pessoas aptas, e da mesma forma, a segurança de todo o procedimento. Colocar isso em risco seria extremamente prejudicial”, comentou a professora.

O professor Chico Dantas destacou na reunião que algumas soluções propostas para resolver o impasse diminuem o nível de segurança e burocratizam o processo de validação dos dados do usuário e, alguns casos, demandaria alterações funcionais do SIG Eleição, somente implementáveis pela proprietária do sistema, a UFRN.

O professor destacou ainda que a solução ideal, no contexto da segurança dos dados, é o próprio usuário validar os seus dados cadastrais e a atual versão do SIG Eleição já faz isso.O SigEleição, plataforma definida pelo Consuni/Uern para realização das eleições, foi desenvolvido pelo setor de tecnologia da UFRN e já é utilizado por diversas universidades e institutos brasileiros, em seus processos de escolha de dirigentes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support