Tecnologia para a Transformação

Campus Party Natal discutirá temas atuais no Call For Talks

Com palestras, painéis e workshops, os temas do projeto foram sugeridos pelos campuseiros, a fim de torná-los mais ativos colaborando com a programação do evento, além de descobrir novos talentos.

Compartilhar conhecimento, criar conexões e ajudar a mudar o mundo são algumas das propostas do projeto Call For Talks, que faz parte da programação da Campus Party, que aporta em Natal nesta sexta-feira (16/8).

Com palestras, painéis e workshops, os temas do projeto foram sugeridos pelos campuseiros, a fim de torná-los mais ativos colaborando com a programação do evento, além de descobrir novos talentos.

Ao todo, serão 24 atrações com temas variados como, por exemplo, empreendedorismo, Blockchain, Coders, Makers, Inovação, Steam, Games, Design, Criatividade, Entretenimento, Marketing Digital e muito mais.

A Campus Party Natal, maior evento de desenvolvimento social, tecnológico e econômico do mundo, acontece de 16 a 18 de agosto, no Centro de Convenções de Natal, na capital potiguar, e terá como tema central “Tecnologia para a Transformação”.

Em dois meses, 225 submissões foram registradas no concurso e 24 foram selecionadas como atrações. Para Tonico Novaes, Diretor-Geral da Campus Party Brasil, o Call for Talks é uma oportunidade de dar voz aos campuseiros. “Queremos que eles participem ativamente da Campus Party, por isso abrimos o concurso para que, não só sugerissem os temas, como também indicassem pessoas que falassem com propriedade sobre cada assunto, além de descobrir talentos. Tivemos uma grande participação e ficamos bastante satisfeitos com os trabalhos que foram apresentados, mostrando que os campuseiros estão conectados com o que está acontecendo e com o que há de mais atual em vários setores. Esperamos que seja uma das grandes atrações da #CPNatal2”, aposta.

TEMAS

A privacidade morreu?, com Pedro Bassae

Numa época de avanços científicos, na qual há inúmeros recursos computacionais, era da Inteligência Artificial e criação de sistemas capazes de ouvir, falar, ler, ver, e escrever, os dados ficam cada vez mais desprotegidos, seja pessoal ou na empresa. Com informações disponíveis e circulando em maior quantidade no mundo, a manipulação de dados está reconfigurando a sociedade. Esse é um tema que merece muito ser discutido na Campus Party.

LGPD: como se adequar até 2020?, com Anna Luzia Ferreira

Aproveitando que esse é um assunto que está em evidência, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709) entra em vigor a partir de agosto de 2020. Seu objetivo é garantir transparência no uso dos dados das pessoas físicas em quaisquer meios. Ela usa como base os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade como norte para estabelecer regras a respeito da coleta e armazenamento, de dados pessoais e seu compartilhamento. A intenção é proporcionar proteção dos dados das pessoas físicas contando com a penalidade de multas para motivar o seu cumprimento por parte das empresas.

Girl Power! – Comunidades e Feminismos STEM, com Maria Fernanda Cabral Ribeiro, Gabriela Cavalcante da Silva, Maria Emanuele da Costa Bernardo e Kally Lopes

As mulheres estão em busca de igualdade, isso é fato. Em todos os campos e setores. E não é diferente em áreas especializadas, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), na quais elas representam apenas 16% da força de trabalho, segundo pesquisa inédita europeia Eurostat. Dados do Silicon Valley apontam que apenas 2% do financiamento vai para as mulheres. É preciso reconhecer o papel das mulheres nessas áreas e tentar equilibrar o gênero. Por que isso ainda acontece? O que fazer para mudar esse cenário?

Introdução à Machine Learning, com Luiz Felipe Santana de Araújo Souza, Camila Barbosa Gomes de Araújo e Victor Petch.

Muito do que conhecemos hoje envolve machine learning e nem nos damos conta: as ofertas recomendadas como a da Amazon ou Netflix são aplicações de machine learning no dia a dia; saber quantos clientes estão falando com você no Twitter é uma combinação com criação de regras linguísticas; detecção de fraude também e muito mais. O machine learning nada mais é do que um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. Ele se baseia em aprender com dados e identificar padrões. Saiba mais sobre o tema na Campus Party Natal.

Outros temas que também estarão no Call for Talks:

  • Cinco dicas para começar bem no desenvolvimento de jogos;
  • Do Angular ao Flutter: Da Web Híbrido para o Nativo Multiplataforma;
  • Brain Machine Interfaces: decodificando os mistérios do cérebro;
  • Como a economia circular muda a forma que empreendemos em inovação?;
  • Como a Inteligência Artificial atua na Gestão de Projetos?;
  • Desenvolvimento seguro de software: por onde devo começar?;
  • Destravando a sua criatividade;
  • Fruggy: desenvolvendo soluções tecnológicas para os ODS com criatividade;
  • Hackeando o marketing das grandes empresas;
  • Importância de deixar mais fácil aos dados abertos e aos aplicativos resultante dele;
  • Iot na saúde;
  • Marketing Digital e Consumidor 2.0;
  • O poder na narrativa no jornalismo de imersão em realidade virtual;
  • Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!);
  • Transformação Digital, o que não é;
  • Uso de jogos digitais como ferramenta lúdica no tratamento do câncer infantil no RN;
  • Utilização de sucata no ensino da Robótica Educacional;
  • Visita virtual ao experimento Atlas – LHC/CERN;
  • Wireless do sertão – técnicas de baixo custo e impressão 3D para fabricação de dispositivos de radiofrequência;
  • Wireshark: de análise simples de pacotes a investigação forense.

MAIS SOBRE A #CPNatal2

Open Campus

Área gratuita e aberta ao público, contará com espaços dedicados ao empreendedorismo, educação, entretenimento, além dos universos de drones e games.

Startup & Makers

Exposição de startups, que passarão por mentoria e terão contato com potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras.

Campus Future

Espaço para divulgação e exposição de projetos acadêmicos de estudantes universitários.

Espaço Educação do Futuro

O espaço reunirá diversas atividades, como oficinas de linguagem de programação, palestras e debates sobre tendências para a educação e está aberta para participação de entusiastas da área de educação, alunos, professores e pais.

Maker Space

Área dedicada à cultura maker, robótica educacional e fabricação digital.

Hacka Space

Desafios e maratonas de hackathons que buscam achar soluções para problemas enfrentados pela sociedade.

Comunidades

Entre as comunidades que estarão presentes na Campus Party Natal 2, destaque para as relacionadas aos universos do empreendedorismo, criatividade, desenvolvimento, ciência e entretenimento.

INGRESSOS

Os ingressos para participar da Campus Party Natal estão à venda no site https://campuse.ro/events/campus-party-natal-2019/. Os interessados poderão parcelar em 3 vezes o valor do ingresso individual (R$150,00), bem como o valor do ingresso com camping individual (R$ 240,00).

SERVIÇO:

Campus Party Natal
De 16 a 18 de agosto de 2019
Centro de Convenções
Natal – RN

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support