Brasil

Câmara aprova aumento de penas para crimes contra idosos

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16) o Projeto de Lei 4.626/2020, que altera o Estatuto do Idoso para endurecer as penas de crimes como abandono de incapaz, maus-tratos e exposição a risco da saúde física ou psíquica de pessoas idosas. O texto, que já havia passado pelo Senado, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com a nova redação, a pena para o crime de abandono de incapaz passa de seis meses a três anos, para de dois a cinco anos de reclusão, além de multa. Se o abandono resultar em lesão corporal grave, a punição será de três a sete anos de prisão, também com aplicação de multa.

Nos casos mais graves, em que o abandono leve à morte do idoso, a pena será de oito a quatorze anos de prisão, além de multa. O projeto também equipara o abandono de pessoa com deficiência, quando houver obrigação legal de cuidado, às mesmas penalidades previstas.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support