Política

Bolsonaro mente sobre mortes por covid e é desmentido pelo TCU

Presidente disse que Tribunal teria realizado relatório com diminuição de mortes por covid e órgão logo reagiu à mentira

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mentiu ontem, 7/6, mais uma vez, durante conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo nacional, no entanto, foi logo desmentido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Bolsonaro citou m relatório do TCU, onde revelava que metade das mortes registradas por covid-19 foram por outras causas, não pelo vírus.

“O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro, acrescentando que o documento seria divulgado ainda na tarde desta segunda.

Como era mentira não ho8ve divulgação do tal relatório. Ao contrário, logo que tomou conhecimento da notícia fake espalhada pelo presidente, o TCU lançou nota desmentindo-o.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”. Afirmou o órgão em nota.

O TCU também afirmou que “não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil'”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...