Política

Bolsonaro mente sobre mortes por covid e é desmentido pelo TCU

Presidente disse que Tribunal teria realizado relatório com diminuição de mortes por covid e órgão logo reagiu à mentira

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mentiu ontem, 7/6, mais uma vez, durante conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada. O chefe do Executivo nacional, no entanto, foi logo desmentido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Bolsonaro citou m relatório do TCU, onde revelava que metade das mortes registradas por covid-19 foram por outras causas, não pelo vírus.

“O relatório final, que não é conclusivo, disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, afirmou Bolsonaro, acrescentando que o documento seria divulgado ainda na tarde desta segunda.

Como era mentira não ho8ve divulgação do tal relatório. Ao contrário, logo que tomou conhecimento da notícia fake espalhada pelo presidente, o TCU lançou nota desmentindo-o.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que “em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid”, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”. Afirmou o órgão em nota.

O TCU também afirmou que “não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado ‘Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil'”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support