BIG BROTHER NA PREFEITURA DE MOSSORÓ

Se ficar comprovada alguma irregularidade, podemos mudar para “irmãos metralhas”, mas, por enquanto, fiquemos assim. Na prefeitura de Mossoró estão denunciando a presença de um verdadeiro big brother na secretaria de saúde. Nada menos do que o titular da pasta, Benjamim Bento de Araújo, segundo denúncias, estaria beneficiando financeiramente, sua irmã. Pra ela, claro, um grande irmão. O assunto é o burburinho do momento nos bastidores do executivo mossoroense, tendo inclusive despertado o interesse do Ministério Público que, através do promotor Fábio Weimar Thé quer saber detalhes da existência de “vantagens de natureza pessoal” para a irmã do secretário de saúde, Suelda Felício de Araújo. Além do salário natural ao cargo que ocupa, ela já estaria acumulando quase R$ 31 mil de gratificações nos últimos meses. O jornalista Thurbay Rodrigues fez a denúncia através de sua página no Face Book. Pense do povo sabido, como o dinheiro alheio, é claro.

BRICANDO COM O MOMENTO

Às vezes penso que não sei o que pensar. Sobre o tema acima, ainda consigo ficar chocado com a coragem desse povo, apesar de tudo que vem sendo feito em escalões superiores, antes intocáveis, e, mesmo assim, ainda tem gente querendo meter a mão no dinheiro das prefeituras, estados e tudo mais que possa render um lucro, aparentemente fácil. Hoje as denúncias rolam com imensa facilidade e, não duvide, tem alguém ao seu lado só esperando que você deixe uma brecha para tornar público suas falcatruas. Então, desistam enquanto é tempo, pois quando se torna assunto de domínio público, o judiciário começa a oferecer respostas.

EX-DEPUTADA TEM PROJETO APROVADO

Para a turma dos “esquecidinhos” uma boa notícia. Embora já esteja vivendo um mandato de vereadora em Mossoró, a ex-deputada federal Sandra Rosado deixou algumas sementes em Brasília que brotaram, cresceram e agora estão dando frutos. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo lei de sua autoria que põe fim a cobrança de multa ao motorista que, no momento de uma abordagem, não estiver com a carteira de habilitação ou o licenciamento do veículo. A proposta que altera o Código de Trânsito Brasileiro, diz ainda que na ausência dos documentos o agente de trânsito faça a consulta ao banco de dados. Quando não for possível, o proprietário do veículo terá 30 dias para apresentar a documentação e a infração será cancelada. Ótimo, pois todos nós podemos passar por isso e não é justo uma punição com multa além dos pontos retirados. Parabéns da ex-deputado e agora vereadora Sandra Rosado pela iniciativa. O projeto segue agora para apreciação e votação no Senado.

AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO

Como no Brasil só se respira eleição a cada dois anos, já estamos vivendo o clima de novo pleito que se avizinha. Como impor não é a melhor forma de se formar uma consciência nacional, nos resta orientar, apresentar dicas, conversar. E, seguindo essa linha, lembremos, cuidado com os corruptos que serão candidatos e, muita atenção também com os discursos populistas. Foi essa junção maligna que contribuiu de forma efetiva para levar o Brasil ao fundo do poço. Não adianta só gritar “Fora Dilma e agora Fora Temer”, é preciso banir da vida pública a política populista que serve apenas para tentar perpetuar um grupo, uma pessoa e uma corrente de pensamento no poder. E, ditadura seja ela qual for, capitalista ou do proletariado, não será nunca um bom negócio. Pense nisso!

MOSSORÓ E A SEGUNDA DIVISÃO POTIGUAR

Vou recorrer aqui a uma nota que publiquei em minha coluna esportiva no azougue.com. É o seguinte. Que o time do Mossoró Esporte Clube irá participar do Campeonato Potiguar da segunda divisão nós já sabíamos, agora, onde irá mandar seus jogos, essa é a grande questão do momento. Louvamos o esforço de João Dehon em querer manter o MEC em atividade com objetivo central de revelar jogadores, porém sua missão esbarra na falta de estrutura crônica do futebol mossoroense. Será que vamos ter jogos também da segunda divisão estadual em Assu? É possível, já que o estádio Nogueirão continua interditado. Outras opções seriam os estádios Gentil Fernandes, em Areia Branca, ou o Medeirão, na cidade de Baraúna. Fontes ligadas à prefeitura, mais uma vez, andaram falando em liberação, mas não vou repetir, pois das outras vezes nada do que foi dito aconteceu. Então, aguardemos.

ÁGUA DESPERDIÇADA EM TIBAU

Por mais que se diga, principalmente em campanhas oficiais do governo, que é preciso economizar água, algumas pessoas parecem alheias ao que pode ser um enorme problema no futuro. Na cidade de Tibau-RN, por exemplo, muitas casas estão fechadas, porém deixaram as torneiras abertas. Resultado, muita água boa para consumo sendo desperdiçada. Não tem jeito, como não é possível chamar a responsabilidade apenas com o esclarecimento, entendo que chegou o momento da punição, mexer no bolso mesmo. Mesmo com o pagamento em dia, a água de quem desperdiça de forma flagrante, precisa ser cortada, além de multa. Infelizmente parece ser essa a única saída. Enquanto isso, mais um apelo: você que tem casa em Tibau para uso só no final do ano, feche a torneiras.

HONESTIDADE

“O MUNDO NÃO É DOS ESPERTOS. É DAS PESSOAS HONESTAS E VERDADEIRAS. A ESPERTEZA UM DIA É DESCOBERTA E VIRA VERGONHA. A HONESTIDADE SE TRANSFORMA EM EXEMPLO PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES. UMA CORROMPE A VIDA, OUTRA ENOBRECE A ALMA.” – Chico Xavier, falando sobre honestidade.

CUSPINDO NO PRATO

O envolvimento político é sempre importante, porém ele se torna correto quando você o faz por convicção e não por devoção, principalmente a uma pessoa. Corre o risco de, contrariados alguns dos seus desejos em sempre querer levar vantagem, cai no ridículo de criticar aquele que sempre lhe deu guarida e, por algum motivo, “falhou”. Hoje, por exemplo, observo antigos seguidores que viviam pendurados na saia política da prefeita Rosalba Ciarlini, detonando o evento Mossoró Cidade Junina, não preocupados com sua força econômica favorável ou desperdício de dinheiro público, mas e, tão somente, por raiva por não continuar no rol do beneficiados. É por isso que o melhor seria ficar a distância, elogiando ou criticando, porém sempre com independência. Assim é melhor e, não fica feio. Como diz a mensagem – honestidade – desta edição, o mundo não é dos espertos, é das pessoas honestas. Lembro agora o ditado popular para dizer que, tem gente cuspindo no prato que comeu.

PRESOS FOGEM E VIOLÊNCIA CRESCE

Quem é preso no sistema prisional do Rio Grande do Norte, resolve se fica ou empreende fuga. E, se o estado não consegue manter na cadeia aqueles que já cometeram crimes, a turma do lado de fora se sente impune para praticar novos, por exemplo, homicídios. Enquanto fugas são anunciadas, já chegando em 2017 a marca de 205, isso enquanto preparávamos a coluna, vem junto a informação de mais um crime. No mesmo dia em que era anunciada a morte do empresário Gerhard Müller Carlos Tomaz, o “Mila”, morto a tiros na cidade oestana de Frutuoso Gomes, também se divulgava a fuga de mais cinco presos do Centro de Detenção Provisória, no bairro da Ribeira, em Natal-RN. Por sua vez, só ele anda seguro em terras potiguares, o governador Robinson Farias desfila em seu carro blindado, comprado com o dinheiro que falta para pagar o salário dos servidores em dia.

FECHANDO ESCOLA

Enquanto a propaganda de qualquer candidato ou governo já empossado, cita a educação como prioridade, na prática as coisas acontecem de forma diferente. Em Mossoró a Diretoria Regional de Educação e Desportos, do governo estadual, ameaça fechar uma escola no bairro Paredões. A ameaça ronda a Escola Estadual Alfha Ville, apesar de sua boa estrutura, como por exemplo, ar condicionado em todas as salas, computadores e monitores de televisão a disposição dos alunos. As vereadoras Aline Couto e Sandra Rosado levaram o tema para discussão na Câmara Municipal e já receberam aceno da secretaria educação que o assunto será revisto e o apoio do Ministério Público para pequenas adequações, e não fechar, como teria ameaçado, de acordo com as representantes do povo, o comando local da Dired. Um absurdo.

ORDEM DO DIA: DELAÇÃO PREMIADA

Delação premiada (expressão coloquial para colaboração premiada) na legislação brasileira, é um benefício legal concedido a um réu em uma ação penal que aceite colaborar na investigação criminal ou entregar seus companheiros. Esse benefício é previsto em diversas leis brasileiras: Código Penal, Leis n° 8.072/90 – Crimes hediondos e equiparados, 9.034/95 – Organizações criminosas, 7.492/86 – Crimes contra o sistema financeiro nacional, 8.137/90 – Crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, 9.613/98 – Lavagem de dinheiro, 9.807/99 – Proteção a testemunhas, 8.884/94 – Infrações contra a ordem econômica e 11.343/06 – Drogas e afins.

 

Notícias semelhantes