Biblioteca Ney Pontes Duarte realiza reunião para aprimorar serviços e estrutura
Encontro administrativo reuniu funcionários para discutir melhorias na acessibilidade, organização do acervo e implementação de novas tecnologias.
A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte realizou uma reunião administrativa com sua equipe de funcionários na tarde de segunda-feira (24). O encontro foi conduzido pelo gerente dos equipamentos da cultura, Willian Bruno da Silva, e pela diretora da instituição, Aliane Medeiros da Silva Bezerra.
O objetivo da reunião foi traçar estratégias para aprimorar os serviços e a estrutura da biblioteca. “Buscamos definir ações concretas para tornar o espaço mais acessível, acolhedor e eficiente, promovendo a disseminação do conhecimento e incentivando a leitura e a educação na comunidade. Além disso, discutimos melhorias na organização do acervo, a implementação de novas tecnologias e avanços educativos”, destacou Aliane.
Este foi o primeiro encontro administrativo da atual gestão da biblioteca durante o mandato do prefeito Allyson Bezerra e também o primeiro com Willian Bruno à frente da gerência dos equipamentos culturais. Ele assumiu o cargo no lugar de Katharina Gurgel, que esteve na função de maio a dezembro de 2024.
O responsável pelo acervo da Coleção Mossoroense e do memorial em homenagem ao professor Vingt-un Rosado, Eriberto Monteiro, destacou que o encontro foi uma oportunidade para discutir a preservação do acervo. “Aproveitei para mostrar a importância do acervo da Coleção Mossoroense para a sociedade e buscar uma solução para a continuidade do acervo no espaço municipal e lembrando sempre que o acervo é um dos mais ricos documentos historiográficos da cidade, quiçá, do estado”, afirmou.
A Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, que completa 76 anos em 2025, é um dos equipamentos culturais mais antigos de Mossoró. Localizada no antigo prédio da União Caixeiral, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Além da biblioteca, fazem parte da estrutura cultural do município o Museu Histórico Lauro da Escóssia, o Teatro Dix-huit Rosado, a Estação das Artes Elizeu Ventania, a Escola de Artes e o Memorial da Resistência, todos sob a gestão da secretária de Cultura, Janaína Holanda.
A reunião contou com a participação de todos os funcionários em atividade. “Reforçamos a importância do envolvimento de cada um no processo de evolução contínua da biblioteca, promovendo um ambiente de aprendizado, cultura e inovação para todos os usuários”, concluiu Aliane.