Tá de pé?

Aplicativo monitora a construção de escolas e creches públicas em todo o Brasil

Das 7.453 obras de escolas e creches públicas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 29% estão paralisadas e 17% atrasadas, o que representa 46% das obras.

O aplicativo “Tá de Pé”, projeto da Transparência Brasil vencedor do Desafio Google de Impacto Social em 2016 no voto popular, está no ar, e permite ao cidadão monitorar a construção de escolas e creches públicas financiadas pelo Governo Federal em todo o país.

Das 7.453 obras de escolas e creches públicas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 29% estão paralisadas e 17% atrasadas, o que representa 46% das obras que ainda precisam ser entregues.

Já foram gastos pelo menos R$ 1,5 bilhão com 1.924 obras que se encontram paralisadas do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Com objetivo de mudar essa situação, a Transparência Brasil lançou o aplicativo móvel “Tá de Pé”, disponível para sistemas Android. O “Tá de Pé” fornece uma lista de obras próximas ao usuário, que poderá, por meio do aplicativo, tirar fotos e enviar informações sobre o andamento da construção, de forma anônima e segura.

As fotos serão analisadas por engenheiros parceiros da Transparência Brasil e, se forem constatados indícios de atraso, a organização entrará em contato com a prefeitura responsável pela execução da obra.

Caso a prefeitura não responda, outras instâncias serão acionadas como Câmara Municipal, o Ministério da Educação e até mesmo a Controladoria-Geral da União.

O objetivo do “Tá de Pé” é promover a transparência pública, fortalecer o controle cidadão e garantir a entrega das escolas e creches.

Ao utilizar o aplicativo, a sociedade participa da política fiscalizando o governo e ajuda provocar mudanças de alto impacto para a educação no Brasil.

BAIXE O APLICATIVO TÁ DE PÉ