Iniciativa

APA Dunas do Rosado recebe ação de educação ambiental

Entre as iniciativas está uma de limpeza nas praias de Pedra Grande e Praia do Rosado

A equipe da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental (Spea) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, em parceria com a Prefeitura de Porto do Mangue, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, promove a partir desta terça-feira, de 02 a 04 de fevereiro, o projeto “As Praias Mais Limpas do Mundo”.

A iniciativa visa fortalecer a educação ambiental na Área de Proteção Ambiental Dunas do Rosado, em uma mobilização conjunta com moradores em prol da conservação da natureza.

Na programação, duas ações educativas na localidade: uma ação de limpeza nas praias de Pedra Grande e Praia do Rosado; e outra de sensibilização ambiental, com distribuição de panfletos e diálogo junto aos comunitários, sobre recomendações de boas práticas quanto ao descarte dos resíduos sólidos.

“Esse é um trabalho direcionado para as comunidades. Agradecemos a Prefeitura de Porto do Mangue e demais parceiros para viabilizar a ação e podermos mobilizar os moradores. O descarte incorreto do lixo é um desafio mundial. Os resíduos na orla são carregados para o ambiente marinho e, até se decompor, pode comprometer vastas extensões territoriais. A poluição afeta a qualidade da água, as espécies marinhas, todo equilíbrio do mar é comprometido, o impacto é sentido nas atividades econômicas, além de diversos outros malefícios”, disse a subcoordenadora da SPEA, Iracy Wanderley.

A subcoordenadora ressaltou, ainda, que a ação de limpeza nas praias e o diálogo com os comunitários se configuram como uma forma de ressaltar a sensibilização ambiental e a participação ativa dos diversos setores da sociedade nos cuidados com o meio ambiente.

“Essa ação é marcada, principalmente, pela cooperação entre o Idema, o Poder Público Municipal de Porto do Mangue e a comunidade, no sentido de cumprir um dos principais princípios da Carta da Terra que é respeitar o meio ambiente através do engajamento social”.

De acordo com o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, o principal intuito de realizar uma programação integrada foi mobilizar a sociedade para a proteção dos recursos naturais. “A principal finalidade do projeto é fomentar, junto a população, a importância de preservar o meio ambiente. Além de recolher o material na faixa de areia, a equipe abordará os banhistas, turistas, comunitários, com objetivo de alertar sobre os prejuízos causados à sustentabilidade ambiental pelo descarte irregular de resíduos na área Costeira”, finalizou o diretor.

APA Dunas do Rosado

Criada através do Decreto no 27.695 de 21 de fevereiro de 2018, a Área de Proteção Ambiental (APA) Dunas do Rosado é a décima Unidade de Conservação criada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. A APADR está localizada nos municípios de Porto do Mangue/RN e Areia Branca/RN, abrange uma área de 16.593,76 hectares, e tem como principais objetivos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support