Alerta da CAERN

Água de chuva lançada em tubulação de esgotos caracteriza crime

Quando águas pluviais são lançadas na tubulação de esgotos, os transbordamentos são quase imediatos, misturando dejetos com água, poluindo o meio ambiente.

As chuvas registradas em Natal e em áreas urbanas das cidades norte-rio-grandenses, trazem à tona a existência de ligações clandestinas de água pluvial em tubulações de esgotos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vem constatando transbordamentos em vias públicas através das tampas do “Poços de Visita” – local de acesso exclusivo da companhia à tubulação de esgotos, especialmente para desobstruir duto.

Com o avanço nas obras de implantação das canalizações de esgotos em Natal, alguns usuários estão lançando água de chuva ou esgotos na tubulação antes da autorização da empresa, gerando problemas ambientais e atraso nas obras.

A tubulação de esgotos é dimensionada para receber apenas água servida oriunda da pia da cozinha, área de serviço e dejetos do banheiro. Quando águas pluviais são lançadas na tubulação de esgotos, os transbordamentos são quase imediatos, misturando dejetos com água, poluindo o meio ambiente. Alguns tipos de doenças como diarreia, hepatite, gastroenterite, entre outras transmitidas por água contaminada.

LIGAÇÕES

Antes de realizar ligações pluviais (água de chuva) ou de esgotos, é importante que os usuários procurem os órgãos prestadores de serviços para obter as informações necessárias. Quando for água de chuva, procurar a Prefeitura; esgotos, procurar a Caern, ligando para 115. Quando a ligação for esgotos, que está enterrada paralelo as canalizações de água potável e de drenagem, o usuário deve observar que os dutos para dejetos são de PVC na cor coral, enquanto a tubulação de drenagem é de cimento amianto com diâmetro superior as outras tubulações e água é de cor azul ou marrom.

As multas para ligações clandestinas na tubulação de esgotos são calculadas de acordo com o valor da tarifa mínima de cada categoria de usuário, de acordo com Tabela de Serviços e Multas da Caern. Por exemplo, a infração ligação clandestina cometida por um cliente Residencial, receberá multa calculada 20 vezes sobre o valor R$ 38,32 (tarifa mínima da categoria) que totaliza R$ 766,40.

A Caern recomenda sempre que houver dúvidas, ligar para o 115 ou procurar o escritório da empresa indicado na parte superior da fatura de serviços. Para as ruas que possuem tubulação nova, a orientação da empresa é aguardar o comunicado oficial da companhia para então ligar o imóvel à tubulação na rua. Quem ligar antes de receber o comunicado, estará cometendo infração, tendo como consequência poluição ambiental e atraso na conclusão das obras.

Caern

Notícias semelhantes