A VAQUINHA DO GOL CONTRA
O mundo do futebol no Rio Grande do Norte vem marcando um verdadeiro gol contra em relação ao estado de saúde do ex-jogador Soares e a melhor assistência que ele merece receber. Como bem lembrou em conversa que tivemos o sempre racional professor e cronista esportivo, Alcindo Júnior, estamos falando de uma pessoa correta, humilde que sempre foi destaque nos times que defendeu, cito aqui, ABC, América e Alecrim, todos de Natal-RN. Em tratamento contra o câncer ele precisa de medicamentos que custam R$ 2 mil e R$ 8 mil respectivamente. Sem recursos para custear, sua filha Lorena Kassia, resolveu lançar uma “vaquinha” pela internet para levantar os valores. Que resolvi batizar de – A vaquinha do gol contra.
Para evitar tal constrangimento após o final da carreira, seria interessante a intervenção da Associação de Garantia ao Atleta Profissional do RN (Agap-RN), a própria Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e dirigentes dos clubes que defendeu e até aqueles que foram seus adversários. Não é caso de meter a mão no bolso, e sim usar dos bons relacionamentos e conseguir a medicação. Soares é jogador do tempo que atuava domingo, treinava na terça para jogar na quarta-feira. Diferente das estrelas pop que jogam um dia e são poupados no jogo seguinte. Soares era jogador raiz, por isso não merece passar por essa situação, digamos, quase um pedinte. Porém, sendo a “vaquinha” a única saída, contato é esse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/tratamento-de-cancer-do-meu-pai-lorena-kassia-andrade-de-lima
POBREZA INTELECTUAL
Vou aproveitar a deixa de um trecho do discurso do Padre Sátiro Cavalcante Dantas durante homenagem que recebeu da Prefeitura de Mossoró-RN, quando ele disse: “Nossa luta é contra a pobreza intelectual”. Seu foco, também como educador, foi direcionado a alfabetização das pessoas e respeito aos profissionais da educação, porém quero aproveitar e inserir a frase no atual contexto político. Hoje vivemos um ambiente de extremas radicais e é preciso vencer a pobreza intelectual aprendendo a calcular o peso e a verdade daquilo que é dito.
Entro aqui no contexto da informação. Quando um dos lados, seja de esquerda ou de direita, lançar uma informação saiba filtrar, calcular o que realmente é verdade antes de replicar. Trabalhar com a verdade sem o extremismo ideológico pode até assustar, porém é a única maneira de, mesmo que de forma lenta, combater a mentira que pode levar alguém ao poder ou derrubar. Estamos vendo a falácia dominar alguns discursos, tudo em nome do poder e, na maioria, para beneficiar pequenos grupos em detrimento daquilo que pode ser melhor para o coletivo da sociedade. Isso pode mudar e, uma das saídas é lutar contra a pobreza intelectual. Assim como sugere o educador e religioso Sátiro Cavalcante Dantas.
PONTO POR PONTO DA INVASÃO
Portas quebradas, servidores ameaçados de agressão física, reivindicações, protestos, plenário tomado e sessões suspensas temporariamente ou encerradas por falta de segurança. Este tem sido o cenário nos últimos dias na Câmara Municipal de Mossoró que ganhou um novo detalhe. O novo ponto dos atos diz respeito a um servidor que estava de atestado médico, sem condições de trabalho e foi visto participando ativamente, sem nenhum problema de saúde aparente, de todos os atos descritos.
É aquela história, eu exijo meus direitos, porém esqueço ou simplesmente não quero cumprir com os meus deveres. Temos a obrigação de respeitar o direito de qualquer categoria defender seus interesses, porém não se pode aceitar esse tipo de comportamento que pode levar o movimento ao descrédito e, até mesmo, confirmar a tese de que o servidor vem sendo usado como instrumento de manobra política, ou seja, o interesse pode ser outro, como por exemplo, as eleições municipais do próximo ano. Só lembrando ao servidor astucioso que, existem direitos e deveres a serem cumpridos e respeitados.
MOSTRANDO AS GENITÁLIAS
Próximo de mais um mundial feminino de futebol, que acontece entre os dias 20 de julho e 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia, agora em 2023, surge uma questão grave envolvendo as jogadoras. Quando você pensa que já ouviu ou viu tudo nessa vida, aparece sempre um fato novo causando surpresa e revolta. Pasmem, mais é verdade, as jogadoras de futebol da Suécia tiveram que mostrar a genitália a um médico da sua seleção para provar que eram mulheres. E não foi em um evento qualquer, isso aconteceu durante a Copa do Mundo Feminina em 2011 na Alemanha.
De acordo com o noticiário internacional a revelação foi feita pela ex-jogadora Nilla Fischer. De acordo com a zagueira que publicou uma biografia recente, intitulada “Eu Nem Disse Metade Disso”, narrando, entre outros pontos, essa situação, os “exames invasivos” foram conduzidos por uma fisioterapeuta em nome de um médico da equipe. E tem mais, segundo a jogadora, elas foram informadas de que não deveriam raspar “lá embaixo” nos próximos dias e que mostrariam assim suas genitálias ao médico. Um absurdo. Não é do acaso que, no ano de1600, William Shakespeare escreve a frase famosa – “Há mais coisas entre o céu e na terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia”.
CRIME CONTRA POLÍTICOS
Além das censuras que andam sendo impostas por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), os deputados federais resolveram reforçar a mordaça. Na quarta-feira, 14, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que criminaliza o ato de “discriminação contra pessoas politicamente expostas”. Aqui entram, de acordo com a proposta que ainda será apreciada pelo Senado, as figuras dos juízes, políticos e militares. Como punição para quem discriminar de forma veemente, por exemplo, em via pública, um prefeito, governador, senador ou deputado, pode render 4 anos de prisão.
Calma, ainda não acabou. Além das pessoas já citadas, a nova lei se aprovada em definitivo pretende também beneficiar familiares, colaboradores próximos e pessoas jurídicas ligadas a eles. E, para fechar com chave de ouro, vamos a autora do projeto. Trata-se da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ) que é filha do ex-presidente da Câmara e deputado que teve o mandato cassado, Eduardo Cunha, aquele que já teve até prisão domiciliar decretada. Hoje já revogada pela Justiça. Enfim, é o chamado corporativismo extremo e mais uma poda na liberdade de expressão. “Liberdade, liberdade! Abra asas sobre nós”.
SERVIDORES DO IPERN
E mais uma categoria se manifesta contra, o que eles mesmo definiram, a inércia do governo Fátima Bezerra (PT) em solucionar as demandas do setor. Desta vez são os servidores do Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (IPERN) que cobram a reposição salarial, reestruturação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e Concurso Público. O movimento coordenado pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI) já promoveu inclusive uma paralisação de dois dias para alertar a sociedade sobre a pauta.
Em relação ao Concurso Público, de acordo com informes do coordenador geral substituto do Sinai, Santino Arruda, o Instituto conta hoje com pouco mais de 70 servidores e, para deixar o quadro mais preocupante, 90% desses já conquistaram o direito à aposentadoria. Isso significa um novo agravante, qual seja, além do corpo funcional deficitário, o IPERN terá que desembolsar valores para cobrir novas aposentadorias. E sem concurso não tem reposição no quadro de contribuintes para manter a saúde financeira do Instituto. Situação delicada.
MENSAGEM
“A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si”.
Aristóteles
JESUS É MAIS UM
O tema andava um pouco esquecido pela mídia especializada, porém como tudo é moda, voltou ao ambiente dos debates a questão do treinador da Seleção Brasileira de futebol masculino. Tudo por conta das datas Fifa nas quais o Brasil disputará dois amistosos. Como o tempo passa e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não resolve, as especulações seguem livre em torno do nome que poderá assumir o cargo. Agora, em tempo de amistoso, entrou na lista dos possíveis, o ex-treinador do Flamengo, Jorge Jesus.
O português se junta aos brasileiros Dorival Júnior (São Paulo), Fernando Diniz (Fluminense) e ao seu compatriota Abel Ferreira (Palmeiras). Enquanto isso a CBF segue esperando pelo italiano treinador do Real Madrid, Carlos Ancelotti, que tem contrato com o clube espanhol até o meio do ano de 2024. Assim o Jesus se torna mais um na relação das especulações depois que foi campeão na Turquia e voltou para Portugal falando que espera para o restante da temporada realizar seu sonho. Isso foi o bastante para interpretarem um possível interesse em comandar a seleção do Brasil. Aguardemos os próximos capítulos sonhando com um final próximo e feliz.
ARTIGO 53 DA CONSTITUIÇÃO
Para não dizer que não falei das flores, vou citar aqui um artigo importante da Constituição Federal de 1988, porém antes lembrando que, se existe algum crime sendo cometido este deve ser punido. Porém, diante dos frequentes ataques, ou restrições, aos posicionamentos de deputados federais e senadores, nos veio a lembrança do respeito que deveria existir pela chamada Carta Magna. E, faz tempo, essa vem sendo atropelada.
Com os últimos episódios envolvendo o senador Marcos Duval (Podemos-ES) quando até sua prisão foi pedida pela Polícia Federal, porém negada pelo STF, lembrei do artigo 53 da CF/88. Diz o disposição que “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”. Reforço o que já foi dito, se existe algum crime que se comprove e puna o infrator, fora dessa condição os representantes do povo estão livres para opinar e votar. O senador foi investigado por “eventual intenção golpista” e teve até sua conta no Twitter retida. Ficou estranho.
LUTA CONTRA RACISMO NO FUTEBOL
Precisando se reencontrar e voltar a alimentar o sonho de um novo título mundial, a Seleção Brasileira de futebol masculino se reuniu para dois amistosos, porém os assuntos dominantes foram outros. O principal tema girou em torno de racismo no futebol seguido das perguntas dos jornalistas aos jogadores sobre possíveis contratações dos seus clubes na Europa. Entrando na onda, vamos tratar aqui da indicação da Fifa que começou a montar uma comissão formada só por jogadores para discutir o tema do racismo no futebol com sugestões de punições aos envolvidos.
Nesse sentido a Fifa convidou, e ele aceitou, o jogador brasileiro Vinícius Júnior para liderar essa nova comissão da entidade. O objetivo será combater o racismo no futebol quando os jogadores terão a oportunidade de sugerir punições mais severas. Essa foi a posição repassada pelo próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino. Aquilo que for sugerido pela comissão, reforçou o dirigente, será implementa por todas as autoridades do futebol em todo mundo. Pois é, se falta a educação e respeito, que venha então a punição.
DICA LEGAL – PRODUTOS VENCIDOS
Na dica legal da semana, infelizmente, vamos abordar um tema que não é raro acontecer. A questão diz respeito ao consumidor encontrar em prateleiras de supermercados, padarias ou até restaurantes, produtos com data de validade vencida e, em outros casos mais graves, impróprios para o consumo. Vamos lembrar aos responsáveis por tais estabelecimentos que essa situação se configura crime de natureza grave podendo gerar detenção de 2 a 5 anos. Como preferir o cliente, o estabelecimento tem a obrigação de trocar o produto ou devolver o dinheiro.
A questão da prisão para o comerciante infrator ou gerente do estabelecimento tem amparo legal no Inciso IX do Artigo 7 da Lei nº 8.137 de 27 de Dezembro de 1990 que define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo. O tema no geral também é tratado pelo Código de Defesa do Consumidor no Artigo 18, parágrafo (§) 6º. Alguns supermercados fazem promoções oferecendo produtos com descontos de até 90%, e muitas vezes estão vendendo produtos cujo prazo de validade expirará em curto espaço de tempo. Nesses casos, cabe ao consumidor decidir comprar ou não.