A hipocrisia e o fique em casa
Coisas estranhas acontecem. É claro que temos que nos cuidar, a pandemia da Covid-19 continua presente, porém algumas situações, no mínimo, precisam ser questionadas. Podemos citar, como exemplo, a suspensão das aulas. Não tem aula, mas os shoppings estão lotados com famílias inteiras. Não tem missa e muito menos procissão de padroeira, mas as carreatas, passeatas e comícios aconteceram, na maioria, sem nenhuma restrição. Isso é hipocrisia pura. Ou eu estou escrevendo alguma bobagem?
E as coisas estranhas continuam acontecendo. Ligo o rádio e, independente da ordem, escuto a propaganda anunciando o último lote de ingressos para uma grande festa, uma não, duas. E em seguida o locutor entrar e diz: “Minha gente, a pandemia não acabou, fique em casa”. E quando fecha o seu microfone, nova propaganda anuncia que vão “botar pra quebrar” na festa do ano. Afinal de contas, vamos ficar em casa ou nos aglomerar na grande festa? É muita hipocrisia no discurso do fique em casa. Bom, como não vou a nenhuma das festas anunciadas, tenho que me preocupar para não me relacionar com nenhum dos seus frequentadores.
A DISPUTA PELO PDT DO RN
As disputas no cenário político potiguar saiu das ruas e dos palanques direto para os bastidores, afinal, 2022 se aproxima. Embora os envolvidos, de forma tímida, neguem que isso esteja acontecendo, hoje existe uma disputa séria pelo comando do PDT no Rio Grande do Norte, atualmente presidido pelo ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. O comando nacional pressiona para que o dirigente local assuma oposição firme ao presidente Bolsonaro e reforce o projeto Ciro Gomes presidente da República.
O olho gordo na presidência da República é tanto, que o comando nacional do PDT estaria disposto a entregar a presidência do partido no Rio Grande do Norte ao senador petista Jean-Paul Prates. Isso mesmo, um filiado do PT. Claro, pela presidência do partido criado por Leonel Brizola o senador teria que trocar de sigla. Dizem que Carlos Eduardo segue prestigiado, porém a pressão continua. No futebol quando falam que o treinador é prestigiado pela diretoria, a carta de demissão já foi assinada.
DOIS MINISTROS DO RN E A PRESIDÊNCIA
Mesmo sendo um estado pequeno e, politicamente falando, pouco influente no cenário nacional, o Rio Grande do Norte conta hoje com dois ministros no governo do presidente Jair Bolsonaro. São eles, Fábio Farias, Ministro das Comunicações e, Rogério Marinho, Ministro do Desenvolvimento Regional. Afora quaisquer outra questão, podemos observar como algo positivo para o RN.
Feito esse registro, como carta na manga no jogo da sucessão na presidência da Câmara dos Deputados Federais, acrescento que um deles pode se tornar o presidente da casa. Se não vingar outra candidatura, o nome de Fábio Faria seria o preferido do próprio presidente Jair Bolsonaro. Não sei os motivos de tanto prestígio, no entanto não podemos negar que tudo isso coloca o Rio Grande do Norte em evidência no cenário da vida pública nacional. Aguardemos o desfecho da eleição na Câmara.
FESTA DE SANTA LUZIA
E lá se foi a Festa de Santa Luzia 2020. Totalmente modificada por conta da pandemia do novo coronavírus, sem a presença em massa do povão que sempre lota a catedral, o seu entorno e o espaço reservado para a programação social dos festejos. Mas, apesar de todas as restrições, nenhuma pandemia conseguiu abalar a fé do povo mossoroense em sua padroeira, de alguma forma, mesmo no uso da tecnologia para o acompanhamento virtual, esteve presente.
Infelizmente, como já foi dito, para os festejos religiosos as restrições estiveram presentes, bem diferente do comportamento das mesmas autoridades que assinam decretos dizendo para ficar em casa. Estas foram as ruas apertar mãos, abraçar pessoas e promover aglomerações no período eleitoral. Mas, voltando a festa de Santa Luzia, reforço que a experiência com restrições parece que testou e aprovou a fé do nosso povo na virgem e mártir cristã de Siracusa.
O RÁDIO FORA DE SINTONIA
O rádio em Mossoró anda fora da sua melhor sintonia com a passagem (morte) de vários e bons profissionais e amigos. Não faz muito tempo perdemos o “Camaradinha” Caby da Costa Lima, Emery Costa, Paulo Wagner, George Wagner, Ruy Maurício e agora o eterno “Coroné Pereira”, que ganhava vida na voz do radialista Antônio Pereira de Melo. Nasceu na comunidade rural de Passagem de Pedra em 1942, se deslocando para o perímetro urbano em 1955.
Além de prestar seus serviços profissionais aos cines Caiçara e Jandaia, Coroné Pereira trabalhou como controlista (sonoplasta) e locutor nas rádios Difusora, Tapuyo, Libertadora e uma emissora FM Comunitária. Sua última atividade era trabalho com a publicidade móvel, o popular carro de som. Deixa esposa, filhos, amigos e muita saudade. Que Deus ampare sua alma e conforte seus familiares.
PROBLEMAS NA TRANSIÇÃO
Se fosse para resumir em uma palavra eu diria: inaceitável. A referência aqui diz respeito aos problemas, é quase sempre assim, encontrados pelos prefeitos eleitos quando derrotam aquele que se encontra no poder. Aliás, isso também vale para governadores e até presidência da República. Quem perdeu de forma direta sendo candidato ou teve o nome do seu apoio rejeitado nas urnas, costuma gerar obstáculos para os futuros ocupantes do palácio sede do poder Executivo.
Lamentamos as cenas que agora se repetem em diferentes municípios. Constitucionalmente falando, os poderes são independentes entre si, leia-se o executivo, o legislativo e o judiciário. Porém, aqui no caso do executivo, quando ele não cumpre com o dever democrático de repassar o poder aos eleitos, já é passada a hora de algum tipo de intervenção. Algo precisa ser feito para que no futuro isso deixe de acontecer. Se a casa já anda desarrumada, não tem como maquiar, agora, de forma deliberada prejudicar o acesso as informações de quem chega, é covardia e nada republicano. Jogo sujo ou atitude de quem tem alguma sujeira para esconder.
MENSAGEM
“A grandeza do homem consiste em que ele é uma ponte e não um fim; o que nos pode agradar no homem é ele ser transição e queda”.
Friedrich Nietzsche
PERGUNTA: 2022 JÁ COMEÇOU?
Como a cabroeira política não é muito apegada ao comportamento democrático, apesar de falar muito em democracia, já podemos dizer sim que o ano de 2022 já começou. Isso remetendo nossa conversa para o processo eleitoral, leia-se, escolha de presidente da República e governadores. A eleição de 2020 já deu o tom daquilo que irá acontecer de agora em diante.
O correto e mais democrático seria respeitar os resultados das urnas e seguir aceitando os governos eleitos nas esferas municipal, estadual e federal, assumindo postura de oposição fiscalizando e cobrando, não tentando derrubar. Como disse, democracia não é um valor ao qual essa gente seja apegada, o que eles querem mesmo é o poder. Como sempre reservo valorosas exceções. Isso posto, reforço sem medo de errar, 2022 já começou.
ATÉ BRINCANDO ERRA
Quando o assunto é a escolha do “melhor do mundo” no futebol, até brincando o jogador Neymar erra. Ao tomar conhecimento da nova lista para a escolha daqueles, apontados por algumas pessoas como os melhores da temporada 2020, o brasileiro reagiu tentando mostrar bom humor dizendo: “Não deu, partiu basquete”. Pela escolha da modalidade, eu digo que ele errou.
Ele não foi feliz na escolha, afinal para jogar basquete é preciso ter uma boa estatura, boa impulsão e, muito importante, permanecer de pé. E tal postura não é muito à praia do jogador do Paris Saint-Germain da França, e da seleção brasileira. A fama de “cai cai” o persegue, e por isso não tem a menor chance de ser o melhor no basquete. Nem brincando. Os indicados da Fifa para escolha de melhor da temporada são os jogadores Messi, Cristiano Ronaldo e Lewandowski.
A PEDRA E A VIDRAÇA
A ex-pedra que se transformou em vidraça, mais uma vez decepcionou o servidor público do Rio Grande do Norte. Quem fala em decepção não sou eu, e sim os dirigentes do Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta do Governo do Rio Grande do Norte (SINSP/RN). A presidente do SINSP, Janeayre Souto não poupou críticas a governadora Fátima Bezerra após o encontro com o Fórum de Servidores Públicos do RN com a própria gestora.
A crítica diz respeito a não definição de quando e como serão pagos os salários em atraso, referente a folha do mês de dezembro de 2018 e o décimo terceiro o (13º) do mesmo ano. A nova promessa é de que essa questão será novamente discutida somente no dia 15 de janeiro do próximo ano. O servidor foi para o encontro certo de que a ex-sindicalista que tanto cobrou e condenou esse atraso, pudesse apresentar uma solução. Amigo, a pedra hoje é vidraça, e tudo muda.
DIREITO DO CONSUMIDOR
Em dezembro o consumo cresce. Vamos então lembrar o que diz o artigo 12 do Código de Defesa do Consumidor. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.
Esse artigo é muito importante e por isso recomendo ao consumidor que façam uma leitura e, se tiver como, leve junto no momento de sua compra. Aliás, também é seu direito, cobrar do proprietário do comércio um código à disposição para, querendo, fazer uma consulta. Fique atento aos seus direitos e, não esqueça dos seus deveres. O artigo supracitado ainda possui três parágrafos e seus incisos.