Livro “Miguel Faustino” celebra a memória e a humanidade de um grande personagem que contribuiu com Mossoró
Obra será lançada no Memorial da Resistência e traz a história do empresário Miguel Faustino, sua atuação marcante no início do desenvolvimento de Mossoró como polo salineiro, com imagens, registros pessoais e cordel criado em sua homenagem.
No próximo domingo, dia 10 de novembro, às 16h, no Café Maria Bonita – Memorial da Resistência, será lançado o livro “Miguel Faustino – Nosso avô”, de autoria de Nietta Lindenberg do Monte, neta de Miguel Faustino, em coautoria com o cordelista Edmilson Santini, e os pesquisadores Eriberto Monteiro e José Edilson Segundo.
A obra, que foi elaborada durante três anos, conta a trajetória do sobralense Miguel Faustino que chega em Mossoró com muitos sonhos de ser comerciante em 1880, construindo uma trajetória de sucesso à frente de sua época com negócios de salina, algodão, fibras e couro para exportação, entre outros. Religioso e católico, foi dele a iniciativa de construir a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (centro de Mossoró) e sua primeira residência foi doada à igreja, tornando-se posteriormente o Seminário Santa Terezinha em frente à praça dos Hospitais.
O livro fala de sua trajetória e presença humanizadora, trazendo imagens de família, registros pessoais, documentos históricos e xilogravuras, em páginas ricamente ilustradas. Com cordel que traz leveza à leitura, o livro celebra a memória de um personagem marcante que fez a diferença em sua época, na cidade de Mossoró.
“Esse livro é uma obra que traz uma abordagem humanística e literária de Miguel Faustino, meu avô, que foi um homem generoso e que atuou nos momentos mais importantes da história da cidade. Daí a importância de lançarmos esse livro aqui onde ele também recebeu muitas homenagens inclusive, há a praça com seu nome, a praça Miguel Faustino, no centro”, ressalta Nietta Monte.
Durante o evento de lançamento, com a presença de familiares, amigos e dos autores que assinam a obra, a neta de Miguel Faustino, Nietta Monte, fará sua fala sobre a importância desse registro e do lançamento do livro em Mossoró, na mesma data em que se completam 72 anos de seu falecimento (ocorrido em 10/11/1952), destacando a relevância de manter viva a história e o legado de seu avô para as gerações futuras.
SERVIÇO
Lançamento do Livro “Miguel Faustino, nosso avô”
Data: 10 de novembro de 2024
Horário: 16h
Local: Café Maria Bonita Memorial da Resistência
Endereço: Avenida Rio Branco, Centro – Mossoró.