Politica

Júnior Balada é eleito para mandato-tampão de prefeito de Pedro Velho até dezembro

O empresário Júnior Balada (União Brasil), de 41 anos, foi eleito neste domingo (3) para um mandato-tampão de prefeito, até dezembro, na cidade de Pedro Velho, no interior do Rio Grande do Norte. Essa foi a terceira eleição para a prefeitura do município desde 2020. O vice-prefeito eleito é Jader Marques, também do União, que exercia mandato de vereador.

A chapa vencedora recebeu 5.240 votos, ou 66,72% dos votos válidos registrados nas urnas.

A chapa derrotada na eleição suplementar era composta pelo pecuarista João Celso Targino (MDB), 64 anos, candidato a prefeito, e Ananilda Barbosa (PSDB), como candidata a vice-prefeita. Eles receberam 2.614 votos, ou 33,28% do total.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o município tinha mais de 11.840 eleitores aptos a votar, divididos em seis locais de votação, sendo dois na zona rural (Cuité e Carnaúba). No fim da apuração, no entanto, a Justiça Eleitoral constatou o comparecimento de 8.330 e a abstenção de 3.319 eleitores.

Foram 7.854 votos válidos (94,29) em uma das chapas concorrentes, 327 votos nulos (3,93%) e 149 votos brancos (1,78%).

Terceira eleição em menos de 4 anos

A eleição suplementar ocorreu após sucessivas cassações de prefeitos e vices desde as eleições municipais de 2020 (veja histórico mais abaixo).

O mandato-tampão terá menos de um ano, já que em outubro haverá novas eleições municipais em todo o Brasil, seguindo o calendário eleitoral regular. A eleição de outubro será a quarta no município em quatro anos.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support