EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Estava acompanhando o noticiário de uma rádio quando um ouvinte se queixava dos agentes de trânsito dizendo que deveriam orientar mais e multar menos. Em um grupo de WhatsApp pessoas alertavam para as ruas que estavam recebendo câmeras e dizendo que era a “indústria da multa” sendo instalada. Duas atitudes equivocadas, quando na verdade o que falta são as pessoas se tornarem educadas no trânsito. Campanhas já foram feitas aos montes e orientações também foram muitas, porém não resolveu, então, o bolso é a próxima meta para tentar educar os condutores de veículos.

No sinal vermelho passam seis motoqueiros, enquanto isso o motorista resolve parar seu carro na faixa de pedestre e outro estaciona a sua esquerda, atravessa na sua frente e entra na rua a sua direita. O outro levanta o pneu da moto, vai na contramão, atropela e mata um pedestre. Esse, além de multa, precisa passar um período na cadeia. O que falta mesmo é educação no trânsito, isso passa por respeitar os sinais. A placa marca 40 quilômetros o sujeito passa com 80. Quando existir educação, anotem, não haverá necessidade de punição. Assim penso e logo escrevo.


GCM EM MOSSORÓ, SEMPRE ALERTA

Que as prefeituras precisam equipar e respeitar os direitos dos Guardas Civis Municipais, isso ninguém discute. Agora, o que a guarda precisa também é ficar atenta na hora de reivindicar e saber quem se aproxima da luta na busca dos seus direitos, e não apenas tentando tirar proveito político e eleitoral da situação. A GCM em Mossoró-RN, por exemplo, não deve permitir que eles sejam utilizados como massa de manobra daqueles que só querem o poder.

Lembro que a mesma turma que se aproxima hoje dos insatisfeitos guardas, são aqueles que já estiverem reunidos com Allyson Bezerra, hoje prefeito da cidade. Como não abriram espaço para que o candidato ou candidata naquela oportunidade fosse de determinando segmento político, leia-se partido, a turma se afastou de Allyson e, perdendo a eleição, agora querem e estão fazendo de tudo para tomar o poder. Repito, esse é o único objetivo, tomar o poder e a luta da GCM por melhores condições de trabalho e salário, é um prato cheio para essa turma se aproxima e fingir preocupação com a causa. GCM, assim com um bom escoteiro, mantenha-se sempre alerta.

GOVERNO DAS ÁGUAS E DA FALTA

Se a gestão do ex-governador Garibaldi Alves no Rio Grande do Norte ficou conhecida como o “Governo das Águas”, foi dele a iniciativa do sistema de adutoras, o mesmo não se pode dizer da atual administração potiguar. A gestão da professora Fátima Bezerra (PT) já pode ser carimbada como o “Governo da falta de água”. Os dias passam e essa questão só fica pior e, o mais complicado, nada ou pouco se faz para, no mínimo, amenizar a falta de um produto essencial para a vida.

O governo, como acontece tradicionalmente, se instalou mais uma vez em Mossoró no período da festa da libertação dos escravos, o assunto foi levantado, se falou muito, porém sem solução aparente. Por questão de justiça, é bom citar, observamos o esforço dos funcionários da Caern para tentar manter o serviço funcionando, porém eles precisam de ações dos gestores, com melhor estrutura, no sentido de solucionar o problema de uma vez por toda. As queixas se espalham pelos bairros de Mossoró e outros municípios do RN.

CONCESSÃO DA CAERN EM DEBATE

O vereador Professor Francisco Carlos (Avante) sugeriu antecipar a discussão sobre a renovação do contrato de concessão em Mossoró da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que vence no ano de 2025. O vereador defendeu a antecipação da discussão sobre o contrato de concessão dos serviços da Caern, para, segundo ele, prevenir que alguém apresente uma minuta, nas vésperas do vencimento, sem aprofundar o debate com a sociedade sobre os termos do contrato. Proposta bastante interessante, é preciso deixar algumas responsabilidades bem definidas, principalmente levando em consideração os problemas apresentados nos últimos meses.

Muito feliz em sua preocupação o vereador que vai além do abastecimento. Ele justifica, e o consumidor concorda, que é preciso dirimir todas as dúvidas de quais são as obrigações da Caern não só com o abastecimento de água, como também sobre o saneamento básico, recuperação da malha asfáltica e paralelepípedo, que são danificados pela Caern cotidianamente em nossa cidade. Excelente observação que precisa ser debatida sim. De acordo com Francisco Carlos, o diretor-presidente da Caern, Roberto Linhares, demonstrou desatenção com a Câmara Municipal ao ignorar o convite para prestar esclarecimentos sobre a falta de água em diversos bairros de Mossoró. (Fonte: Comunicação CMM).

MEC E O MÊS DAS CRIANÇAS

Cada vez mais o futebol se envolve com eventos que vão além das quatro linhas do campo de jogo. Podemos citar no período o apoio de clubes e federações a programação do Outubro Rosa, este com o objetivo de combater o câncer de mama. O mês de outubro também traz o Dia das Crianças e, para marcar a data o Mossoró Esporte Clube, o MEC, estará promovendo dois dias de muita diversão e futebol, como bem definiram seus organizadores.

Embora a data seja em 12 de Outubro, a festa do MEC com a criançada foi agendada para os dias 28 e 29 e os interessados em participar já podem realizar a inscrição. É só ligar para o número (84) 98796-8398 e falar com a Laura. No ato da inscrição o pai, a mãe ou outro responsável pela criança deverá levar um presente e pagar uma taxa de R$ 15,00. Importante lembrar que poderão participar do evento crianças entre 05 e 12 anos de idade.

IZABEL CONDENADA

E a Operação Sal Grosso, em Mossoró-RN, instalada em 2007, segue com suas investigações e punições. E na segunda situação mais uma vez foi alcançada a ex-vereadora Maria Izabel Montenegro (MDB), que inclusive, apesar de todo o processo, ainda presidiu o legislativo mossoroense. A condenação atingiu ela, seu marido e um filho. A nova sentença considerou Maria Izabel Montenegro culpada por crimes de corrupção passiva e peculato. A pena cumulativa é de 30 anos e 1 mês de reclusão, além de multa. Essa foi proferida pelo juiz da 3ª Vara Penal de Mossoró, Antônio Menezes Cabral Fagundes.

Conta o processo que Izabel teria se apropriado indevidamente de dinheiro proveniente de empréstimos contratados à Caixa Econômica Federal (CEF) por três assessores, além de receber salários de uma “funcionária fantasma” que ocupava um cargo inexistente em seu gabinete. E o pior, os empréstimos eram pagos com recursos da Câmara Municipal de Mossoró. Apesar da sentença falar em cumprir a pena em regime fechado ela poderá responder em liberdade. E lembrar que sou do tempo que o MDB, partido da ex-vereadora, como diziam na época, cabia dentro de um fusca. Hoje, pela situação, o veículo é outro bem diferente com umas letrinhas na porta.

MENSAGEM

“Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com o aflito e o desamparado.”

Textos Bíblicos – Salmos 82:3

POTIGUAR E A TEMPORADA 2024

Com treinador já contratado e jogadores renovando, o Potiguar de Mossoró já planeja a temporada 2024 sabendo quem irá enfrentar na abertura do Campeonato Estadual da próxima temporada. Tudo isso foi definido na última semana e, em relação ao certame estadual, o alvirrubro fará sua estreia enfrentando o ABC. O Time Macho estará no Grupo B ao lado do ABC, Força e Luz, Mossoró (MEC) e o Campeão da 2ª Divisão. O início do campeonato vai depender do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Vamos aproveitar e repassar também o Grupo A que terá as seguintes equipes: América, Globo, Potyguar Seridoense e Santa Cruz. A competição será disputada em duas fases e o título será disputado pelos vencedores de cada uma delas. Voltando ao começo da nota, quando falamos em treinador, quem permanece no Potiguar é Robson Melo que fez boa campanha quando assumiu o time na reta final do estadual e no Campeonato Brasileiro da Série D, terminando com cinco vitórias, três empates e uma derrota em 09 jogos.

JOGADORA DO RN SEGUE NA SELEÇÃO

Mesmo com a mudança em seu comando técnico, algumas jogadoras tiveram seu espaço garantido pela nova comissão que assumiu a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Entre elas a potiguar Antônia, zagueira que também atua pela lateral-direita, foi lembrada pelo treinador Arthur Elias em sua primeira convocação quando o Brasil estará disputando jogos amistosos na Data Fifa para o mês de outubro. A equipe feminina brasileira entrará em campo nos dias 28 e 31 em jogos contra o Canadá.

Antônia inclusive participou de treinos da Seleção Brasileira ainda no mês de setembro, já no comando do treinador Artur Elias. Foram oito dias de trabalho na Granja Comary, em Teresópolis, na região serrana do Rio. No dia 02, já em outubro, lá estava seu nome entre as 24 jogadoras convocadas. Desejar mais sucesso a nossa conterrânea e ficar na torcida para a seleção conquistar os títulos desejados por todos. Votos de sucesso ao novo comando técnico da seleção.

O POVO UNIDO,  É UMA NAÇÃO!

Com o lema de “unir os que ficaram, aos que arribaram”, e o slogan de que “o povo unido, é uma nação!”, o cantor, poeta e compositor mossoroense Marcus Lucena, erradicado no Rio de Janeiro, é o fundador e já colocou no ar a Rádio Nação Nordeste. E no texto de apresentação ele diz, entre outros pontos: Era uma vez um povo que lutava contra inúmeras adversidades.
Diante de poderosos coronéis, da fúria de rebelados cangaceiros e de grandes secas, ele aprendeu a driblar os três e construiu para si, uma linda história de lutas e vitórias. Criou formas de expressões que terminaram por originar um arcabouço cultural, que permitiu esse povo ter uma unidade e uma identidade, assim como as grandes Nações do mundo têm. Surgiu a Civilização Nordestina, que é a essência da Nação Nordeste.

E seguiu ele: Fundamos a Rádio Nação Nordeste, para que ela cumpra o papel de porta voz da civilização nordestina, nos tempos modernos. A Rádio Nação Nordeste é um canal propagador da essência de um povo, que vive e pulsa em nove estados brasileiros e em qualquer parte do planeta, seja lá onde viver ou se encontrar um membro dessa Nação. A Rádio Nação Nordeste cumpre, assim como Gonzagão cumpriu no passado, a missão atual de continuar unindo pela força da nossa Cultura, os nordestinos que ficaram no Nordeste, àqueles que “arribaram” mundo afora, mostrando para as demais nações do mundo, quem é esse povo e o que ele tem de melhor para compartilhar com a humanidade.


DICA LEGAL – PENSÃO ALIMENTÍCIA

O tema da dica legal desta edição tem o amparo do artigo 1.694 do código civil brasileiro. O dispositivo diz que podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação. O artigo segue com dois parágrafos, e o primeiro, fala que os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada.

Por sua vez, o segundo, cita que os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia. Enfim, de forma resumida, a pensão alimentícia deve obedecer ao binômio necessidade verso possibilidades das partes e será devida ao filho menor, ou seja, aquele com idade inferior a 18 anos. Como já foi colocado, aqui citamos de forma resumida um pouco sobre pensão alimentícia, pois existem outros dispositivos, como por exemplo a Lei 13.058/2014 que fala das condições da pensão quando a guarda do filho é compartilhada.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support