QUEM EU SOU NA AFLAM

Por: HELENITA NA AFLAM


Minha trajetória na ACADEMIA DE LETRAS E ARTES MOSSOROENSE – AFLAM, teve início no momento em que dei o sim ao convite dos Professores Fatima Castro e Wilson Bezerra. E, de convite em convite o grupo foi se formando até que, no dia 17 de agosto de 2007 a AFLAM foi oficializada, numa bela solenidade realizada no Salão Nobre da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, com a presença das acadêmicas, familiares, autoridades e representantes das diversas instituições culturais da região. No momento foi dado posse a primeira Diretoria. Na sua composição, fui designada Oradora Oficial da AFLAM.

Dia 29 de agosto do mesmo ano, no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, na solenidade de posse das Sócias fundadoras e efetivas, realizei o sonho de acadêmica e dei o primeiro passo para a imortalidade.

Tenho muito orgulho, em poder dizer que, participei de todos os momentos da construção da história da AFLAM, como sócia fundadora ao lado das confreiras que muitas vezes deixaram seus afazeres, para com carinho, responsabilidade, compromisso, competência e amor se envolverem nas tarefas a elas conferidas.

Nos 10 anos da AFLAM, em 2017, foi apresentada a AJLAEC – ACADEMIA JUVENIL DE LETRAS E ARTES ELITA CARLOS, primeira no gênero, da cidade de Mossoró-RN e do Estado do Rio Grande do Norte. Ainda nas comemorações dos 10 anos da AFLAM, fui homenageada com a Medalha NÍZIA FLORESTA, como destaque na educação, e Diretora do CEDEC., na solenidade da Câmara Municipal de Mossoró, na administração de Joana D`Arc Fernandes Coelho. Ainda em 2017, fui eleita, por aclamação, Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, tomando posse no dia 22 de marco para o biênio 2018/2020 . Em novembro do mesmo ano, fiz o meu Elogio à Patrona Maria Elita Carlos, minha Mãe.

No dia 18 de agosto do ano de 2018, no Projeto AFLAM na Livraria Independência, foi comemorado o 11º aniversário da AFLAM, com o tema: As Academias na trilha do desenvolvimento cultural.

Considero o ponto culminante da minha administração, a publicação do Nº 04 da Revista AFLAM EM REVISTA, trazendo no seu bojo, uma justa homenagem a atriz MARIA LUCIA ESCOSSIA, ilustre filha de Mossoró-RN.

A revista foi publicada na primeira solenidade remota, consequência da pandemia, Em seguida, foi realizada a transmissão de cargo para a Presidente eleita Dra. Taniamar Barreto, no dia 31 de agosto de 2020.

Assim concluí o meu mandato com aquela sensação do dever cumprido.


Acadêmica Helenita Castro Soares (Helenita Castro) é pesquisadora, com formação em ciências sociais, e artista plástico, com a produção de artesanato, ocupa a cadeira 07 da AFLAM.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support