No STF

Ministro Marco Aurélio Mello arquiva investigação de peculato contra Romero Jucá

De acordo com as regras de prescrição, o crime de peculato, do qual era acusado o senador, seria passível de punição até 16 anos depois de cometido.

O ministro Marco Aurélio Mello do STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou uma investigação sobre o senador e presidente do MDB, Romero Jucá (MDB-RR). O inquérito tramitava há quase 14 anos no STF.

O arquivamento atende a pedido da Procuradoria-geral da República. Jucá foi acusado de receber dinheiro desviado de obras públicas do município de Cantá (RR) de 1999 a 2001.

De acordo com as regras de prescrição, o crime de peculato, do qual era acusado o senador, seria passível de punição até 16 anos depois de cometido. Como os delitos foram praticados até 2001, houve a extinção de punibilidade.

“Observado o inciso II do artigo 109 do Código Penal, a versar a prescrição em 16 anos para os delitos apenados com até 12, esta seguramente veio a incidir transcorridos mais de 17 anos. A manifestação é definitiva, tendo em conta a atuação do Órgão máximo do Ministério Público”, escreveu o ministro na decisão.

O CASO

O inquérito foi instaurado quando, em 2002, agricultores de um assentamento rural em Roraima apresentaram ofício pedindo a investigação do caso. O grupo apresentou um vídeo no qual Jucá é citado como beneficiário de propina.

Na gravação, o então prefeito de Cantá, Paulo Peixoto, negocia com um empreiteiro valores que a empresa deveria pagar para conseguir o contrato com o município. Além disso, Paulo Peixoto chega a dizer que recebia, junto com Jucá, 10% dos valores destinados às obras da cidade.

Os recursos desviados na época eram do Ministério da Saúde, destinados à construção de poços artesianos. No entanto, também havia suspeita de desvio dos recursos de reformas e construção de escolas, porém o contrato relacionado ao crime não foi identificado.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support