EDUCAÇÃO

Discussões sobre atualização de Documento Curricular avançam

Encontro ocorreu no formato híbrido, com os integrantes dos comitês da SME reunidos presencialmente e o representante da SEEC participando virtualmente.

As discussões referentes ao processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal de ensino de Mossoró ao Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte seguem avançando. Esta semana, representantes do Comitê Gestor e do Comitê Técnico responsáveis pela condução dos trabalhos se reuniram com Lindemberg Rocha de Oliveira, membro da equipe pedagógica da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE) da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do RN (SEEC/RN).

O encontro ocorreu no formato híbrido, com os integrantes dos comitês da Secretaria Municipal de Educação (SME) reunidos presencialmente e o representante da SEEC participando virtualmente. “Foi mais um importante momento no processo de atualização e alinhamento do Documento Curricular da rede municipal com o Documento estadual. O professor Lindemberg Rocha nos trouxe referenciais curriculares para subsidiar a ação dos Grupos de Trabalho da Secretaria”, destaca Mauro Marciel, gerente de Planejamento e Avaliação da SME e membro do Comitê Gestor.

A atualização do Documento Curricular, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular, deveria ter ocorrido em 2020, quando o Município assinou acordo de cooperação com o Estado para a implementação da BNCC nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Como isso não aconteceu, a gestão atual retomou o processo. Além das reuniões com os comitês gestor e técnico, encontros específicos dos Grupos de Trabalho também já estão acontecendo.

“Essa etapa que estamos desenvolvendo agora envolve encontros presenciais e não presenciais dos GTs, que estão organizados por áreas de conhecimento e também por etapas de ensino. É um momento importante, porque é a oportunidade dos professores contribuírem nesse processo de construção coletiva do Documento Curricular da rede municipal de ensino”, pontua a professora Gilneide Lobo, gerente pedagógica da SME e coordenadora do Comitê Gestor.

Conforme estabelece a portaria que instituiu o Comitê Gestor, o documento deve ser apresentado em até 90 dias ao Conselho Municipal de Educação, a quem compete a análise e aprovação. “Quando falamos em Documento Curricular, estamos nos referindo ao documento que norteará as práticas educativas nos campos de experiência da Educação Infantil e nas áreas de conhecimento do Ensino Fundamental”, complementa Gilneide Lobo.

“Estamos vivenciando importante processo na rede municipal de ensino. Trata-se de um momento de diálogo, troca de saberes, construção colaborativa do documento que norteará o fazer pedagógico em sala de aula. O alinhamento curricular que estamos fazendo é fundamental para que possamos atender ao que a BNCC preconiza, e o formato que adotamos para fazê-lo garante que o documento seja construído de forma participativa e coletiva, de modo que ele resulte das diversas vozes que compõem a nossa rede, atendendo às suas especificidades”, conclui a secretária municipal de Educação de Mossoró, Hubeônia Alencar.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support