Imposto

Programa Cidadão em Dia dá desconto de até 30% no pagamento do IPTU em Mossoró

O contribuinte que pagar em dia até o vencimento da primeira cota são os descontos de 30% à vista e 10% para pagamento parcelado.

A Prefeitura de Mossoró através da Lei Complementar nº 132, de 28 de março de 2017, instituiu o programa Cidadão em Dia, para os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O objetivo é oferecer desconto sobre o valor do imposto, por ocasião do seu lançamento anual.

As principais mudanças do IPTU deste ano para o contribuinte que pagar em dia até o vencimento da primeira cota são os descontos de 30% à vista e 10% para pagamento parcelado.

Para que o contribuinte tenha este desconto, além de estar em dia com o imposto nos anos anteriores, ele também tem que estar com o cadastro em dia, que é quando informações como documentação pessoal e endereço estão atualizadas.

De acordo com o secretário da Fazenda, Abraão Padilha, essas informações devem constar no carnê do IPTU. “Quando o contribuinte receber o carnê vai estar lá informando se ele precisa comparecer à Secretaria para atualizar os dados cadastrais ou se há algum débito de pagamento. Só com isso ele vai ter esse desconto”, explicou.

A distribuição dos carnês estava dependendo da publicação da Lei. O próximo passo, segundo Abraão Padilha, será a publicação de um decreto fixando as datas de pagamento. “Após esse decreto, vamos providenciar a entrega dos carnês, essa definição tinha que ser feita posteriormente a Lei”, continuou.

A importância de se pagar o IPTU em dia é a solidariedade fiscal. “Todo cidadão tem que contribuir para que se tenha uma cidade mais limpa, saúde, educação. E para que se tenha todos esses serviços básicos, são necessários os recursos. O IPTU é um imposto que é transformado imediatamente em benefícios, porque quando o cidadão paga, imediatamente cai nos cofres da Prefeitura, que vai custear esses investimentos, que são prioritários para a reconstrução da nossa cidade”, destacou o secretário da Fazenda.

Quem não paga o IPTU em dia, fica impedido de negociar com o Poder Público, porque não pode emitir Certidão Negativa, o nome pode ser incluso nos cadastros de proteção ao crédito, pode ser judicializada a cobrança. “Convocar a população em geral, para que venha contribuir com o município de Mossoró”, concluiu.

A Lei foi publicada no Jornal Oficial do Município (JOM) desta terça-feira, 28.

Asscom/PMM

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support