AS RÁDIOS IMPEDIDAS E NÃO CONVOCADAS

No jogo financeiro no qual a Fifa lançou valores exorbitantes para as emissoras adquirem o direito de transmissão, eu diria que o rádio usando a linguagem e regras do futebol, ficou em quase completo impedimento. E, como consequência, o rádio brasileiro praticamente ficou de fora da Copa do Mundo 2026 na convocação final. Apenas quatro emissoras tiveram condições de comprar suas presenças, quais sejam: Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, Rádio Globo e Rádio Gaúcha. O valor cobrado pela FIFA para o direito de transmissão radiofônica da Copa do Mundo está tabelado em cerca de US$ 500 mil (aproximadamente R$ 2,7 milhões). Esse valor vai depender do quanto vale o dólar no período.

Como bem lembrou o radialista, Haroldo Jácome, líder de audiência em Mossoró, no Rio Grande do Norte e no Brasil, atualmente via rádio web, é triste acompanhar aquele segmento que divulgou o esporte bretão do campo de várzea de barro batido, até os jogos no campo gramado natural e agora sintético ser desprezado. O futebol brasileiro cresceu nas ondas do rádio, e este agora o rádio, fica praticamente fora da Copa. Quem ama o rádio, hoje se sente órfão. Lembrando que o rádio até a Copa do Catar negociou a transmissão com a Rede Globo e, vendo os valores, a Fifa tomou a frente e hoje é quem vende esse direito, devendo lucrar algo em torno dos R$ 22,2 bilhões. Esse montante representa praticamente o dobro do valor exigido na edição anterior do torneio e tem gerado impactos significativos no mercado de rádio. Nos resta lamentar e, repito, como amantes do rádio, estamos órfãos ao acompanharmos uma Copa do Mundo sem a presença de repórteres, narradores e comentaristas mandando seu recado, como diria Caby da Costa Lima, na “latinha”.


CADU “EX DE FÁTIMA” AGORA É DE LULA

Os companheiros da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) não são nada piedosos. Depois de sepultarem o seu projeto de querer disputar uma cadeira no Senado Federal, eles agora lhes tiram a “maternidade”. Foi ela que gerou o nome de Cadu Xavier na política ao nomeá-lo, durante sete anos, seu auxiliar na Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte. E foi ele também o nome escolhido para a sucessão da professora nas eleições de 2026, no cargo de governo. Apesar de tudo isso, a turma agora rebatizou o pré-candidato como sendo “Cadu de Lula”, nome amplamente divulgado pelos coleguinhas da mídia a serviço dos companheiros no poder.

Todo esse quadro nos remete a uma outra reflexão: O motivo por trás de tudo, além do sepultamento político da gestora que ficará sem cargo ao fim do seu mandato, teria sido a administração desastrosa que em nada contribui, pensam eles assim, para o próximo candidato. Buscar associar o nome de Cadu ao do presidente Lula deve ser ligação única a sua liderança que é muito forte na região Nordeste, do contrário, se olhar apenas para seu o governo o desastre seria igual ou pior do que a governadora potiguar, na avaliação de independentes e experientes analistas da cena nacional. O certo é, voltando a professora Fátima, com tantas ações contrárias às suas pretensões partindo dos seus companheiros, justificam-se as notícias sobre o seu estado depressivo pelo isolamento.

PREVI MOSSORÓ NO VERDE

Pelas informações, falo de números oficiais, a saúde financeira do Previ Mossoró, para tranquilidade dos aposentados e pensionistas do município, vai bem, no sinal verde. Os tempos já eram sombrios quando, de acordo com levantamento da atual gestão executiva, o município acumulava dívidas que passavam de R$ 855 milhões e, desse total, entre outras, havia débitos com o Previ Mossoró. Ainda tomando como base o levantamento apresentado, Allyson Bezerra encerrou sua gestão deixando Mossoró em condições diferentes da que encontrou quando assumiu a prefeitura.

Não sou nada bom com os números, porém aqueles que estão sendo apresentados realmente provocam tranquilidade ao Instituto, responsável por pessoas que já deram as suas contribuições para o progresso da cidade. Diz o comunicado que, a previdência municipal, que em 2021 era apontada como um dos maiores passivos do município, com dívida superior a R$ 233 milhões, chegou ao fim da gestão com R$ 242.089.625,05 em caixa. Valores que garantem a manutenção em dia de suas obrigações. Informações extraídas do informativo de que a Prefeitura de Mossoró alcançou nota A na Capag (Capacidade de Pagamento) do Tesouro Nacional, classificação máxima usada para medir a saúde fiscal de estados e municípios.

ATENTADO EM MOSSORÓ

A repercussão do caso envolvendo a tentativa de homicídio tendo como alvo o vereador Cabo Deyvison (PL) e que vitimou fatalmente o ex-servidor da Câmara Municipal de Mossoró, Alyson Dyego de Oliveira Morais, segue ocupando o noticiário policial no Rio Grande do Norte. O caso inclusive foi tema de pronunciamento no plenário do legislativo mossoroense, durante sessão ordinária, quando usou a tribuna o vereador, também do PL, Jailson Nogueira, para cobrar agilidade nas investigações e firme punição aos envolvidos.

O parlamentar fez questão de chamar atenção para a gravidade do episódio, lembrando que o ocorrido atinge toda a classe política e, por consequência, a população no geral. Uma tentativa, reforçou ele, de tentar calar a voz daqueles que combatem o crime e defendem a sociedade e isso não pode ser aceito. Acrescentou lembrando que o atentado quase matou um vereador e tirou a vida de um cidadão trabalhador. Depois de anunciar algumas prisões e detalhes das investigações a Polícia Civil do RN, disse que o atentado contra o vereador e a morte do cinegrafista, foi uma retaliação das facções criminosas pela atuação do parlamentar contra esses grupos. No final de semana o vereador recebeu alta e se recupera bem do atentado.

PADROEIRO E PADROEIRA DE APODI-RN

Diferente da maioria dos municípios, a cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, possui não apenas um, mas dois santos padroeiros. Aliás, um santo e uma santa. São eles, São João Batista, nome também de batismo do principal cemitério do município, e Nossa Senhora da Conceição, celebrados com grandes festas, como é o caso do momento dos festejos, religiosos e sociais, em homenagem a São João com as noites de novenas na igreja matriz e, na sequência, a parte social na praça recebendo nativos e visitantes. Quadrilha, forró e muita comida típica dão o tom do evento.

Enquanto a festa de São João Batista, padroeiro principal, é celebrada no mês de junho,  festividade essa inclusive considerada Patrimônio Cultural do Rio Grande do Norte, repito, atraindo milhares de fiéis e turistas com vasta programação religiosa e cultural, as homenagens a Nossa Senhora da Conceição, co–padroeira, acontece em 8 de dezembro. Data que também é feriado municipal. Os interessados podem acompanhar mais sobre a agenda dos festejos e as programações no site da Prefeitura Municipal de Apodi. Viva São João e Salve Nossa Senhora da Conceição!!

A DELAÇÃO E A TERCEIRA PROPOSTA

E continua a saga se haverá ou não a tal da delação premiada do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Entramos em mais uma semana da sua prisão e a pisadinha deve ser a mesma em torno do tema. Publicação feita pelo Diário do Poder fala que, familiares de Vorcaro iniciaram uma busca por um novo advogado criminalista para assumir sua defesa e tentar viabilizar uma terceira proposta de delação premiada. Segundo pessoas próximas ao empresário, ao menos três escritórios de Brasília foram procurados nos últimos dias com esse objetivo. A movimentação ocorre após duas tentativas frustradas de acordo de colaboração com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República.

O problema maior é o fato de, as propostas anteriores acabaram rejeitadas por investigadores, que consideraram insuficientes as informações apresentadas e questionaram a relevância dos fatos relatados. Aliados de Vorcaro, ainda de acordo com a publicação no Diário do Poder, afirmam que a possibilidade de retorno ao sistema penitenciário da Papuda aumentou a pressão para que ele avance nas negociações com as autoridades. Atualmente, sua defesa é conduzida pelo advogado Sérgio Leonardo, após mudanças anteriores na equipe jurídica. Pelo visto as especulações de que o arsenal de informações de Daniel Vorcaro envolve gente influente dos três poderes, entre outros, é verdade. Talvez aqui esteja o motivo da difícil delação. Aguardemos então.

MENSAGEM

“PARTIDO
Agrupamento para defesa abstrata de princípios e elevação positiva de alguns cidadãos.”

Carlos Drummond de Andrade – O Avesso das Coisas (1987).

GESTORES DO FUTEBOL NA FOFOCA

Dirigentes e jogadores de futebol sempre foram namoradores, porém no passado não existia muito da repercussão de hoje. Tudo por conta do estrelato, regado a muito dinheiro, que hoje envolve o esporte bretão. Como a televisão brasileira faz sucesso com seus fofoqueiros de plantão, o jornalista Leo Dias resolveu bisbilhotar a vida dos cartolas do Brasil na Copa do Mundo 2026 e, um dos principais alvos, tem sido o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud. A pressão tem sido tanta que ele chegou a se afastar da programação da Seleção Brasileira, mesmo que de forma temporária.

O cartola da CBF, Samir Xaud, se afastou temporariamente das atividades junto à seleção brasileira durante a Copa do Mundo nos Estados Unidos após a repercussão de uma suposta relação extraconjugal divulgada nas redes sociais. Ainda de acordo com matéria publicada no portal UOL, pessoas próximas ao dirigente afirmam que ele ficou abalado com a repercussão do caso e avaliou que havia um ambiente desfavorável à sua presença junto aos jogadores e familiares neste momento. O babado, como dizem na área, é forte e a pressão só tende a crescer, principalmente a depender do rendimento em campo da equipe brasileira. O sucesso pode abafar um pouco o caso, já o insucesso pode atrair mais detalhes e, anotem, até outros casos no ambiente da Seleção. Como dizia o cronista social em Mossoró-RN, tudo na base de: Uma coisa chique e uma coisa chata.

NO MÍNIMO, UMA CONTRADIÇÃO

Acompanhando o noticiário do cotidiano pelas redes sociais encontrei outro dia uma manchete que, no mínimo, enxerguei uma contradição. Antecipo, não por culpa de quem escreveu, pois este queria sim falar de segurança pública no Rio Grande do Norte, porém, ao fazer a leitura do texto percebi que ele falava de uma fuga de preso, aliás, mais uma nos presídios do Estado. O distanciamento entre a propaganda oficial do governo falando que tudo se encontra em ordem no setor, é enorme. Os fatos com homicídios, atentados, invasões e fugas, depóem diferente dos números apresentados, sempre positivos garantindo que estamos todos seguros em terras potiguares.

Enquanto a manchete traz a palavra “segurança”, o texto narra uma fuga no Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio, em Mossoró-RN, região Oeste do RN, ou seja, isso significa insegurança. Com objetivo de realizar uma atividade laboral na área externa da unidade, o custodiado Paulo Sérgio Araújo da Silva, como dizem na gíria, “capou o gato”, fugiu, foi embora sem deixar rastro. E, de acordo com as informações, ele era supervisionado por um policial quando executava um serviço de soldagem. Apurando como tudo aconteceu a Secretaria da Administração Penitenciária vem investigando. A sociedade aguarda os resultados e as medidas a serem adotadas após descobrir como tudo aconteceu nesse ambiente de insegurança em que se transformou o RN.

POTIGUAR DE OLHO EM ABC E AMÉRICA

A temporada 2027 já começou para o futebol mossoroense, em particular o time do Potiguar. O alvirrubro que já tem sua participação assegurada em duas competições, Campeonato Estadual da primeira divisão e Copa do Brasil, poderá também representar o Rio Grande do Norte no Campeonato Brasileiro da Série D. Isso será possível no caso de ABC e América, ou um dos dois, conseguir avançar em seus projetos de acesso para a Série C do brasileirão na próxima temporada. Na primeira fase, o alvinegro fechou como primeiro colocado do Grupo A8, enquanto o Mecão terminou na segunda posição, também no mesmo grupo.

E o torcedor do Time Macho mossoroense já pode começar a sonhar com a possibilidade de disputar o brasileiro do próximo ano. Na largada da fase de mata-mata da Série D, os dois representantes do RN deixaram o campo com vitória. E o que tranquiliza mais um pouco é o fato do segundo jogo acontecer em Natal. Sobre os resultados, no sábado 20 o América venceu o Fluminense (PI), 3 a 0 e no domingo, 21, ABC 1 a 0 contra o Altos. Próximos compromissos, e decisivos para avançar em mais uma fase, será nos dias 27 e 28 de junho.


DICA LEGAL – COMBATE A VIOLÊNCIA NO ESPORTE

A bola segue rolando, com destaque, para a Copa do Mundo 2026, porém em “Terras Brasilis”, a pelota é tocada e chutada ao gol no Campeonato Brasileiro, leia-se, séries B, C e D. Vamos aproveitar o momento para lembrar de uma mudança, que não é nova, adicionando artigos punitivos no Estatuto de Defesa do Torcedor. A Lei nº 12.299, sancionada em 27 de julho de 2010, alterou o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.671/2003). O texto institui regras mais severas de prevenção e combate à violência em eventos esportivos, criminalizando condutas como fraude em resultados e vandalismo. O destaque da Dica Legal é o Capítulo XI-A, artigo 41-B.

Entre as principais diretrizes tem a responsabilidade. A prevenção da violência passou a ser dever compartilhado do poder público, entidades esportivas, clubes e associações de torcedores. Em relação às Torcidas Organizadas, a lei determinou que estas possuem responsabilidade civil por danos causados por seus membros nos estádios ou arredores. Ela instituiu a exigência de cadastro e identificação dos seus associados. Tipificou condutas como promover tumulto, incitar a violência ou invadir áreas restritas. Estabeleceu penas mais duras para a fraude, manipulação ou alteração de resultados esportivos. Determinou a penalidade de impedimento de comparecimento a eventos esportivos para torcedores envolvidos em atos de violência. Atualmente, os principais dispositivos de proteção e repressão à violência esportiva introduzidos por esta legislação foram incorporados e consolidados na Lei Geral do Esporte, Lei nº 14.597/2023.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support