Equilíbrio fiscal

Secretário diz que leis orçamentárias eram fantasiosas

Segundo Aldemir Freire, LDO´s anteriores traziam falsa previsão de receitas e omissão de despesas

As Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO´s) dos governos passados eram fantasiosas e apresentavam um equilíbrio fiscal que na realidade não existiam. A afirmação é do secretário estadual de Planejamento, Aldemir Freire. “As leis traziam definição de receitas que sabidamente não existiam ou não chegariam aos cofres do Tesouro estadual e omitiam despesas”, analisa.

Segundo Aldemir Freire, desde a transição que a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT/RN) já identificava esse problema. “Com isso, o rombo aumentava a cada mês, chegando a números tão elevados”.

O secretário aponta que há duas dívidas elevadas cujos esforços do governo estão sendo centrados para sua quitação. “A primeira delas são os salários atrasados dos servidores, algo em torno de 1 bilhão de reais”, frisou, acrescentando que as dívidas com fornecedores também chegam a esse valor.

Para a quitação dos salários atrasados, o governo trabalha a venda da folha do funcionalismo público, a cessão onerosa do pré-sal (algo em torno de R$ 600 milhões) e a antecipação das receitas dos royalties. Já os recursos pra o pagamento dos fornecedores dependem do Plano de Equilíbrio Financeiro do Governo Federal.

 

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support