Previsão

Inmet alerta para chuvas intensas de até 100 mm em todo o RN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que prevê chuvas de até 100 milímetros por dia, para todo o Rio Grande do Norte. O aviso tem validade desta sexta-feira (6) até 10h do domingo (8).

Até 12h desta sexta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) informou que em pelo menos seis cidades do estado a chuva já ultrapassava os 50 milímetros.

A cidade com maior registro, segundo o órgão, era Pedro Avelino, onde choveu 122 milímetros. Monte das Gameleiras (95 mm), Coronel Ezequiel (87 mm), Cerro Corá (69 mm), Sítio Novo (62 mm) e Upanema (59 mm) fechavam a lista.

A chuva causou alagamentos em ruas, invadiu casas e comércios pelo estado, mas também trouxe esperança em algumas zonas rurais do interior.

O alerta laranja do Inmet representa perigo e é o segundo entre três níveis na escala de severidade do órgão. O mais leve é o amarelo, que representa perigo potencial, e o principal alerta é o vermelho, de grande perigo.

O alerta laranja prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas neste tipo de alerta.

O Inmet recomenda, em caso de rajadas de vento:

  • não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de necessidade ou para obter mais informações, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support