Balanço

Hospitais de Mossoró realizam cerca de 700 atendimentos em três anos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou o total de atendimentos realizados dentro da linha de cuidado voltada às doenças vasculares, implantada em novembro de 2022 nas 8 regionais de saúde espalhadas pelo Rio Grande do Norte. Em três anos, o programa de cuidado vascular do RN realizou mais de 8 mil procedimentos, sendo que deste total, aproximadamente 700 foram realizados em dois hospitais credenciados para realizarem os atendimentos em Mossoró.

De acordo com o balanço divulgado pela Sesap nesta segunda-feira (8), foram realizados no período 8.040 em todo o estado. O número de procedimentos realizados em Mossoró chegou a 698 atendimentos no Hospital São Luiz e no Hospital Wilson Rosado. O levantamento da Sesap não traz os dados por unidade hospitalar.

A estrutura envolve hospitais públicos e unidades privadas contratadas em Natal e Mossoró. Os procedimentos são realizados nos hospitais Dr. José Pedro Bezerra, Central Coronel Pedro Bezerra, Rio Grande, São Luiz e Wilson Rosado. Além deles, hospitais regionais como os de Assú, Apodi e Pau dos Ferros atuam no preparo pré-operatório, fortalecendo a regionalização do cuidado.

O montante registrado até a segunda semana de dezembro contribuiu para reduzir de maneira significativa a fila de espera e ampliar o acesso de usuários de todas as regiões do estado. Atualmente, o tempo médio para a realização de um procedimento vascular tem sido inferior a 30 dias, resultado que demonstra maior fluidez no fluxo assistencial.

Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS-UFRN), o Regula RN Vascular coordena todas as etapas do atendimento, desde a entrada do paciente até o preparo pré-operatório, exames, cirurgia e acompanhamento pós-operatório.

A linha de cuidado vascular cobre integralmente as oito Regiões de Saúde do RN, atendendo pacientes da Grande Natal, Agreste e Litoral Sul, Oeste, Mato Grande, Trairi/Potengi, Alto Oeste, Seridó e Vale do Açu. A ampliação da rede foi viabilizada a partir de articulação da Sesap com o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal, o que permitiu firmar acordos e contratar unidades privadas para atender a demanda.

Pedro Macena, 66 anos, morador de Extremoz, lida há 15 anos com problemas vasculares, sempre acompanhado na rede pública de saúde. Apenas do sofrimento com os diversos procedimentos já realizados, o último foi a amputação de uma das pernas em fevereiro de 2024, ele afirma que os tratamentos foram feitos por profissionais qualificados. “Em todos os hospitais por onde passei recebi um tratamento humanizado. As cirurgias cicatrizaram e continuo sendo acompanhado”, disse.

Ainda segundo a pasta estadual, os resultados refletem o esforço da Sesap em organizar seus fluxos, modernizar a regulação e fortalecer a rede estadual, com iniciativas que favoreçam a regionalização e o aperfeiçoamento dos serviços de saúde no estado.

CONFIRA  TOTAL DE PROCEDIMENTOS POR REGIÃO DE SAÚDE

1ª REGIÃO – SÃO JOSÉ DE MIPIBU – 1.112

2ª REGIÃO – MOSSORÓ – 698

3ª REGIÃO – JOÃO CÂMARA – 816

4ª REGIÃO – CAICÓ – 230

5ª REGIÃO – SANTA CRUZ – 474

6ª REGIÃO – PAU DOS FERROS – 230

7ª REGIÃO – METROPOLITANA – 4.288

8ª REGIÃO – ASSÚ – 192

TOTAL RIO GRANDE DO NORTE – 8.040

Jornal De Fato

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support