Relatório

RN segue com maior gasto do país em pessoal, aponta Tesouro Nacional

O Rio Grande do Norte foi o estado do país que mais gastou com pessoal no segundo quadrimestre de 2025, segundo o Relatório de Gestão Fiscal divulgado nesta terça-feira (21) pelo Tesouro Nacional.

Entre maio e agosto, o governo estadual utilizou 55,73% da receita corrente líquida para pagar salários e aposentadorias de servidores. O percentual está acima do limite de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O valor gasto chega a cerca de R$ 10,38 bilhões apenas no Poder Executivo.

O relatório mostra ainda que 38% das despesas brutas com pessoal no estado foram destinadas a inativos e pensionistas, um dos maiores índices do país. O Rio Grande do Norte foi o único estado brasileiro que ultrapassou o teto de gastos com servidores no período analisado.

No ranking, Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 48,52%, seguida por Mato Grosso do Sul (46,90%) e Paraíba (46,41%).

No primeiro quadrimestre, o gasto do RN havia sido de 56,01% das receitas. Apesar da pequena queda, o índice continua cerca de 6,7 pontos percentuais acima do limite legal.

Os demais poderes do estado — Judiciário, Legislativo e Ministério Público — ficaram dentro dos limites previstos pela LRF.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support