Decisão

Justiça do RN autoriza associação a cultivar cannabis para uso medicinal

A Justiça do Rio Grande do Norte concedeu salvo-conduto à Associação Reconstruir, autorizando a produção de cannabis com finalidade medicinal. A decisão permite que a entidade cultive a planta e extraia o óleo utilizado em tratamentos de saúde, sem que seus membros possam ser processados criminalmente por tráfico de drogas.

O salvo-conduto funciona como uma garantia judicial para a prática de determinada atividade, afastando riscos de punição. No caso da Reconstruir, a medida assegura respaldo técnico, médico e científico para a continuidade dos trabalhos, que vinham sendo reivindicados há cerca de nove anos.

Atualmente, a associação atua de forma sem fins lucrativos e atende aproximadamente 700 pessoas no estado que utilizam fitoterápicos derivados da cannabis em tratamentos de saúde.

Em nível nacional, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentem, até o fim de setembro, uma proposta de regulamentação para autorizar associações a realizar o cultivo da planta para uso medicinal em todo o Brasil.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support