Denúncia

Vídeos: Reitor pró tempore do IFRN coloca polícia contra estudantes

Josué Moreira também é acusado de sair do órgão em alta velocidade, colocando vida dos manifestantes em risco

O reitor pró tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), professor Josué Moreira, acionou a polícia contra um grupo de 30 estudantes que faziam, na manhã desta terça-feira, um protesto pacífico contra a intervenção no órgão.

De acordo com o estudante Felipe Garcia, um dos alunos presentes ao ato, não houve qualquer tipo de ameaça ao reitor, tampouco depredação do patrimônio público e mesmo assim Josué Moreira chamou a Polícia Militar (PM) e a Polícia Federal (PF).

“Chegaram aqui 4 viaturas da PM e uma da PF. Sem necessidade. Apenas aproveitamos o Dia do Estudante para fazer um ato em defesa do IFRN, que está sob intervenção”, relata Garcia.

Ele conta que os policiais já chegaram tomando os celulares dos estudantes e ameaçar levar para a prisão, mesmo sem a constatação de que estivesse sendo feita alguma ação ilegal.

De acordo com os manifestantes, além de defender o IFRN do processo de intervenção, eles reivindicam o reinício das aulas. “O interventor não sabe administrar, não tem planejamento. É absurdo o que ele está fazendo com o IFRN”, complementa Felipe Garcia, que é aluno do curso Técnico em Comércio. 

O ato dos estudantes teve início pouco mais das 11h e ao meio-dia Josué Moreira acionou as polícias contra os manifestantes.

Mateus Araújo, membro da União dos Estudantes Secundaristas Potiguares, entidade que organizou o movimento, relata que Josué Moreira se recusou a receber os estudantes e que chamou a policia para reprimir de forma violenta uma manifestação pacifica.

Segundo ele. os policiais agrediram alguns dos manifestantes e também jogaram spray de pimenta neles.

Às 14h15, o reitor pró tempore deixou o IFRN pelo portão dos fundos. Na saída, segundo relato dos estudantes, Josué Moreira dirigia em alta velocidade, quase atropelando  os presentes e colocando a vida dos manifestantes em risco.

O Portal do RN contatou o reitor Josué Moreira, mas ele não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Veja os vídeos:

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support