Investigação

Veja quais senadores do RN assinaram requerimento para prorrogação da CPI da Pandemia

O número mínimo para aprovação da prorrogação é 27 assinaturas.

A CPI da Pandemia deverá ter seus trabalhos prorrogados por mais 90 dias. Para o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), as assinaturas para prorrogação da comissão devem chegar a 40. 

A lista está com 32 assinaturas e, para Humberto Costa (PT-PE), o objetivo é conseguir apoio suficiente para que, mesmo que o governo retire assinaturas, haja como prosseguir a investigação. O número mínimo para aprovação da prorrogação é 27 assinaturas.

Do Rio Grande do Norte, até agora, assinaram o requerimento os senadores Zenaide Maia (PROS) e Jean Paul (PT). Eles dificilmente deverão voltar atrás na intenção de que os trabalhos de investigação sejam prorrogados. O terceiro senador potiguar, Styvenson Valentim (Podemos), ainda não se manifestou sobre a questão.

“Creio que vamos conseguir um número mais do que suficiente e nesse sentido fica muito difícil o governo tentar tirá-las. Mais do que isso, a pressão da opinião pública, da mídia, acredito que ninguém que assinou a CPI inicialmente deixará de assiná-la agora”, disse.

Na manhã desta terça-feira, Chico Rodrigues (DEM-RR), ex-vice-líder do governo no Senado, foi um dos que retirou a assinatura para continuidade do colegiado. O parlamentar foi flagrado com dinheiro na cueca no ano passado durante a operação Desvid, que investigava desvio de verbas destinado ao tratamento da pandemia em Roraima.

Já o requerimento para ouvir o líder do governo Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), deve ser votado amanhã, 30/6. De acordo com O Globo, Barros teria dito em reunião com aliados na segunda-feira (28/6), que estava tratando diretamente com Omar Aziz de sua convocação.

“Não, eu não trato com testemunha. Fui procurado por um senador dizendo que ele queria ser ouvido, mas isso independentemente dele querer ou não. Nós vamos convocá-lo”, afirmou Aziz ao Congresso em Foco.

Questionado sobre o status da convocação de Barros, se testemunha ou convidado, Humberto Costa disse ser possível que ele peça para ir como convidado, “mas ele é muito afoito, muito confiante e ele virá com certeza”, disse.

Veja a lista de apoio à prorrogação da CPI até às 10h21 de terça-feira (29)

1. Randolfe Rodrigues (Rede – AP)

2. Jorge Kajuru (Podemos – GO)

3. Izalci Lucas (PSDB – DF)

4. Omar Aziz (PSD – AM)

5. Eliziane Gama (Cidadania – MA)

6. Fabiano Contarato (Rede – ES)

7. Weverton Rocha (PDT/MA)

8. Flávio Arns (Podemos -PR)

9. Mara Gabrilli (PSDB – SP)

10. Alessandro Vieira (Cidadania/SE)

11. Zenaide Maia (PHS -RN)

12. Tasso Jereissati (PSDB – CE)

13. Plínio Valério (PSDB/AM)

14. Otto Alencar (PSD – BA)

Chico Rodrigues RETIROU

15. Oriovisto Guimarães (Podemos – PR)

16. Leila Barros (PSB – DF)

17. Jaques Wagner (PT – BA)

18. José Serra (PSDB – SP)

19. Renan Calheiros (MDB – AL)

20. Paulo Paim (PT – RS)

21. Humberto Costa (PT – PE)

22. Paulo Rocha (PT/PA)

23. Rogério Carvalho (PT – SE)

24. Jean Paul (PT – RN)

25. Veneziano (MDB/PB)

26. Simone Tebet (MDB/MS)

27. Cid Gomes (PDT/CE)

28. Nilda Gondim (MDB/PB)

29. Reguffe (Podemos/DF)

30. Rodrigo Cunha (PSDB/AL)

31. Eduardo Braga (MDB/AM)

32. Jarbas Vasconcelos (MDB/PE)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...