VAZAMENTO QUE NÃO CESSA

Infelizmente ninguém consegue cessar o vazamento administrativo do sistema de abastecimento de água no Rio Grande do Norte, responsabilidade essa do governo potiguar através da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). Repito o que já escrevi em outra oportunidade reconhecendo que a Companhia é composta por funcionários competentes, porém lhes faltam, talvez seja esse um dos problemas, condições e equipamentos modernos para melhorar a rede de abastecimento. Hoje, infelizmente, o cidadão passa o dia trabalhando e, no período da noite, quando deveria descansar, é obrigado a fazer vigília para esperar água na torneira.

Mesmo com toda essa missão noturna ela, quase sempre, acaba em frustração devido aos cortes frequentes no abastecimento. Ouvindo noticiário em dias e rádios diferentes, ouvintes ligaram para dizer que não acreditavam mais nas desculpas apresentadas para justificar os cortes. É problema com energia, cano vazando, com obstrução, bomba queimou, poço secou e até para a realização de ampliação dos serviços que, nesse caso, ninguém viu ou sentiu resultado concreto. E eu concordo com os ouvintes, é muita falácia. O que falta, além da água, é uma ação de governo para, de forma definitiva, modernizar esse serviço diante do crescimento das cidades. Agora, o que não falta mesmo é o boleto da cobrança de vento no final do mês. A torneira de arrecadação da gestão estadual, essa, não sofre interrupções. 


ALERTA LIGADO NA BLACK FRIDAY

Como não se trata de nenhuma novidade a turma bagunçar, seja qual for o evento, não é diferente com a Black Friday que acontece neste dia 29 de novembro. Aliás, o que seria reservado para um dia, já deu para perceber que vem acontecendo faz tempo e deve passar da data anunciada. Enfim, é preciso muito cuidado também com os golpistas. Para fortalecer as precauções do consumidor, de acordo com anúncio feito pela Agência Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Cabe agora, principalmente quem pretende aproveitar o evento, buscar e se “armar” com o Guia de Defesa do Consumidor e, só depois, ir às compras. No material, entre outras informações, fala até em direito ao arrependimento, com destaque para o prazo a ser observado. Cuidado também com a credibilidade do vendedor, não sair comprando em qualquer site, por exemplo, para aqueles que irão usar as ferramentas de compra via internet. As orientações existem, cabe agora ao consumidor se proteger da melhor maneira possível, pois os golpistas não perderão mais essa oportunidade para tentar cometer seus crimes.

NA ROTA DOS GRANDES EVENTOS

Nesta reta de final de ano a cidade de Mossoró-RN, merecidamente, parece haver entrado de forma definitiva na roda dos grandes eventos no cenário esportivo nacional. Na sequência, podemos citar como exemplo da nova e boa realidade, a realização da fase final do Campeonato Brasileiro de Futsal, com jogos da semifinal e final, no segundo caso, o primeiro de dois confrontos. Já o outro evento importante foi a disputa do Super 4 Mossoró Open de Vólei. Tudo no Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini. Com direito a transmissão pelas emissoras de televisão Band, InterTV Cabugi e Costa Branca.

Só para registro, a final do brasileirão da “bola pesada” acontece entre as equipes do Apodi Futsal, representando o Rio Grande do Norte e o Fortaleza, do estado do Ceará. Sobre o Open de Vôlei, para aumentar a sua importância, esteve presente no evento o campão olímpico de vôlei, ex-jogador Marcelo Negrão, hoje atuando como treinador. Aproveitando a sua presença e experiência, também foi organizada uma palestra aberta aos atletas que, com certeza, absorveram muito conhecimento da modalidade. Que venham novas competições de nível nacional para movimentar o Ginásio Pedro Ciarlini e o esporte na cidade de Mossoró.

MARCUS LUCENA NA CORTE DO REI

Depois do sucesso no lançamento em São Paulo, isso durante a realização de mais uma edição da Bienal do Livro, chegou a vez do Rio de Janeiro receber mais uma edição do livro intitulado “As Aventuras de Marcus Lucena na Corte do Rei Luiz”. O autor é o mossoroense arretado, Marcus Lucena. Assim como aconteceu em São Paulo, não tenho dúvida, o Rio de Janeiro que já abraçou nosso conterrâneo como palco de moradia, também receberá com sucesso a nova edição do livro, já que a primeira esgotou.

Especificamente comentando sobre o livro, vamos repetir aqui o que diz o material de divulgação. “As aventuras de Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz” é uma obra que passa pela história da música nordestina nos últimos 100 anos, seguindo as peripécias do protagonista em uma jornada épica pela Corte do Rei do baião, Luiz Gonzaga. O livro conta as narrativas de alguém que se apaixonou por forró e costuma dizer que “a sanfona deu um nó nele” quando garoto em Mossoró-RN e esse nó fez ele se tornar um cantor profissional. Ao chegar no Rio de Janeiro, teve a sorte e o privilégio de conviver com seus grandes ídolos, como o próprio Luiz Gonzaga, João do Vale, Marinês, Carmélia Alves, Fagner, Belchior e Jackson do Pandeiro.

TRÁFICO DE LUXO EM MOSSORÓ

Acabou aquela história de que, região da cidade utilizada para a prática criminosa do tráfico de drogas ilícitas é a periferia. Nada disso, o espaço é qualquer um, inclusive agora nas regiões chamadas de “mais nobres” com base no poder aquisitivo dos seus moradores. Em Mossoró, por exemplo, o tráfico agora é de luxo. Recentemente foi preso um traficante com seu apartamento e carro em um condomínio de luxo no bairro Nova Betânia, recheados de cocaína.

Um quilo estava no quarto e vários papelotes encontrados no interior do veículo no estacionamento, repito, de um luxuoso condomínio em bairro nobre. Nos últimos anos, em particular, o crime organizado tem conquistado mais espaço em todas regiões do Brasil, nos estados, cidades e bairros. Não sei se a impunidade reina e assim serve como motivação, só para exemplificar, esse traficante do luxo em Mossoró já é a quarta vez que a polícia prende. É para pensar e, de preferência, agir o mais rápido possível para que isso acabe um dia. Sonhar não paga Imposto de Renda.

QUEIJO PIGMENTADO NO IFRN

O portal Gazeta do RN publicou na última semana excelente matéria abordando mais uma ação de pesquisa desenvolvida no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O destaque da vez é um trabalho em parceria dos Institutos de Apodi, Pau dos Ferros e Currais Novos. Trata-se do queijo pigmentado com corante roxo, tudo natural, tendo como fonte a fruta conhecida como murta, que no contexto científico recebe o nome de, Eugenia Gracillima Kiaersk. Mais uma vez vamos parabenizar o corpo docente e discente do IFRN sempre apresentando bons resultados no avanço de estudos e pesquisas.

Voltando ao queijo, isso de acordo com o texto da matéria, a pesquisa representa uma alternativa sustentável e ao mesmo tempo, saudável, para a indústria de laticínios. Esse material poderá substituir os corantes artificiais que são utilizados com maior frequência. Só nos resta agora aguardar que o novo produto, modificado positivamente sem perder o sabor, chegue ao mercado e assim possamos conferir tudo na prática, ou seja, degustando. Ao mesmo tempo torcendo para que o incentivo a essa e novas pesquisas, nunca falte.

MENSAGEM

“O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.”

Oscar Wilde

SELEÇÃO AINDA EM BAIXA

Como diz a música, “Setembro passou, outubro e novembro, já tamo em dezembro, meu Deus, que é de nós”. Assim aconteceu com a Seleção Brasileira de futebol masculino, começou e terminou o ano em baixa. Viveu inclusive momentos difíceis fora da zona de classificação para a próxima Copa do Mundo Fifa em 2026. Só para registrar, o Brasil é o único país a disputar todas as Copas, e agora vive essa situação delicada de ameaça de não figurar entre as seleções do mundial dos Estados Unidos, Canadá e México, já que a sede do próximo mundial de seleções será assim distribuída.

Para ser educado e respeitoso com os profissionais envolvidos, vamos dizer que a atual seleção não vingou. Traduzindo aqui na opinião dos mais radicais, é muito ruim mesmo. Faz um tempinho que acompanho o futebol e nunca vi um grupo com tão pouca qualificação. Fica a dúvida se ficamos ou não na torcida pela classificação e não correr risco de nova decepção, do tipo, 7 a 1 e consequente eliminação precoce. Mas, a esperança sempre viva e, eu explico. Já existiu Copa no passado que o Brasil embarcou desacreditado e acabou surpreendendo e fazendo bonito. Assim esperamos, no caso da vaga ser garantida.

LAGUNA, CAMPEÃO POTIGUAR

E o América que fará sua estreia no Campeonato Potiguar 2025 enfrentando o campeão da segunda divisão, finalmente conheceu o seu adversário. A tabela que estava em aberto esperando a definição do Campeonato Estadual da segunda divisão, já foi preenchida. E a vaga acabou sendo ocupada por um acesso inédito, a equipe do Laguna sagrou-se campeã depois de uma combinação de resultados na última rodada. Primeiro fez sua parte ao vencer o Univap, em Apodi, por 3 a 2.

Com isso, também pela primeira vez, a cidade de Tibau do Sul terá um representante na Série A do futebol no Rio Grande do Norte. O Laguna que se apresenta como primeiro time vegano do continente Sul-americano, também é conhecido como “Algodão Doce”. Vai encarar a divisão principal depois de bater duas vezes na trave chegando em segundo nas duas últimas edições do estadual da segundona. O Laguna é um time jovem que começou sua caminhada profissional ao ser fundado em 2022. Votos de sucesso.

O ACESSO E OS REBAIXADOS NA SÉRIE B

Depois de uma semana intensa de jogos e emoções, terminou o Campeonato Brasileiro da Série B. A competição foi concluida com o Santos campeão, abrindo a corrida do acesso, que foi complementada com Mirasol, de São Paulo, Sport do Recife-PE e Ceará-CE. Se o Vitória-BA conseguir se manter na Série A do brasileirão, teremos em 2025 um total de cinco representantes da região Nordeste na competição. São eles: Fortaleza, Bahia, Vitória, Ceará e Sport.

Agora, o outro lado da moeda, aquelas equipes que deixam a Série B e irão disputar na próxima temporada o brasileirão da Série C. Tudo definido e os quatro, inclusive com presença de campeão da elite, são os seguintes:  Ponte Preta, Ituano, Brusque e Guarani. Destaque para o clássico de Campinas-SP, entre Porte Preta e Guarani que, pela primeira vez na história dos dois tracionais clubes, vai acontecer na terceira divisão nacional. Lembrando que o Guarani já foi campeão brasileiro na divisão principal.


DICA LEGAL – DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), traz em seu artigo 482 aquelas situações nas quais podem levar à demissão por justa causa. No geral o artigo fala em ato de improbidade, incontinência de conduta ou mau procedimento, negociação habitual sem permissão do empregador, condenação criminal do empregado, desídia no desempenho das funções, embriaguez habitual ou em serviço e, violação de segredo da empresa.

Trata ainda do abandono de emprego, ato de indisciplina ou de insubordinação, ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço e, por fim, a demissão por justa causa retira vários direitos do trabalhador.

O artigo 482 ainda traz em seu parágrafo único, incluído pelo Decreto-lei nº 3, de 27 de janeiro de 1966, o seguinte: “Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional”. Isso posto, fica a dica legal, observe sempre seus direitos sem esquecer também os deveres, é assim que a lei funciona e precisa ser respeitada por todos nós. Embora na vida real exista a tal da interpretação que vai mudando, até a própria lei, a depender do interesse de quem adota tal conduta. Apesar de tudo, eu insisto, seja legal.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support